Notícia no detalhe
Ronda Escolar de março registra mais de mil visitas
O Projeto Ronda Escolar, criado pela Guarda Civil Municipal em maio de 2009, registrou somente no mês de março deste ano, 1.034 atendimentos entre os estabelecimentos de ensino do município. O grupamento especializado faz um trabalho preventivo de interação entre o corpo docente e pessoal de apoio de cada escola, além de alunos e comunidades circunvizinhas. Como suporte, algumas instituições, como o Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Polícia Militar, fazem uma ação conjunta com o Ronda Escolar, permitindo a redução de envolvimento desses alunos em situações como violência, infrações no trânsito, drogas e outras situações.
A logística do projeto permite que haja maior agilidade nas ações de intervenção e patrulhamento. Sendo assim, divididos em quatro setores que fazem a cobertura de todo o município entre Baixada, zonas urbana e rural, o efetivo faz além do trabalho de policiamento ostensivo, um elo de ligação entre a unidades escolares e órgãos ligados ao público alvo. Devido à proximidade com as comunidades onde estão alojadas algumas unidades escolares, o acesso torna-se rápido, girando em torno de, no máximo, oito minutos, o que fomenta a confiabilidade do projeto em sua eficácia.
Na cidade são 63 escolas cadastradas e atendidas, enquanto o grupamento da Região Norte cobre 19 escolas que ficam entre os distritos de Travessão e Santo Eduardo. Na Região Sul, que reúne estabelecimentos de ensino no trecho compreendido entre Ururaí e Serrinha, são 15 escolas a receberem o amparo do Ronda.Na Baixada Campista, fechando o leque de abrangência do projeto, são mais 37 unidades, reunindo escolas das redes municipal, estadual e Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), municipalizados. Para as novas unidades interessadas em aderir ao Ronda, um ofício deve ser encaminhado à Guarda Civil Municipal, solicitando a presença do efetivo.
- Somos um grupamento que faz parte da GCM e visamos, não só a proteção do patrimônio das escolas, mas também oferecer proteção aos estudantes, integrando a guarda e a comunidade escolar, visando ainda que os mesmos venham a adquirir hábitos saudáveis e protetores em suas vidas - disse o coordenador dos trabalhos, GCM Eneci Paulo.
Trabalho conjunto – Todo esse trabalho do Programa Ronda Escolar tem o engajamento de serviços prestados por vários braços de instituições ligadas às políticas públicas direcionadas aos jovens. Sendo assim, as parcerias do 8° Batalhão da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/Ad) Ari Viana, pertencente à coordenação de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde, são primordiais no sucesso das operações engendradas em cada escola.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18