Notícia no detalhe
Encerrada Semana da Abolição na FMZP
Quatro dias de programação educativa, cultural e festiva para marcar a Semana da Abolição, na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). Essa é a avaliação do presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, das atividades realizadas na seda do órgão desde a última terça-feira (08) em comemoração pelos 124 anos da Abolição da Escravatura, celebrado no dia 13 de Maio. Para encerrar o evento, nesta sexta-feira (11), o dia começou com a palestra do escritor e historiador Hélvio Cordeiro com o tema, “Trajetória da Abolição da Escravatura”, no auditório da FMZP.
À noite, a partir das 19h, será a vez do grupo de capoeira do Projeto Zumbi Aê presentear o público com apresentação de Maculelê. Às 19h30, está programada palestra de Gabby Maturana Teixeira com o tema, “O uso da Etnoconservação por comunidades quilombolas em áreas de fragmento florestal em Campos dos Goytacazes” no auditório da FMZP.
- A nossa temática foi a do seguir em frente, nossa tônica foi mostrar sempre que possível, exemplos de negros que venceram preconceitos e outras barreiras. Não podemos esquecer o passado, mas não podemos ficar presos a ele. A história de nossos antepassados nos levam a entender o presente e a buscar um futuro diferente. Não podemos apenas discutir questões raciais, mas também olhar para a frente e impulsionar nossos jovens a seguirem rumo ao amanhã. Grande resultado dessas iniciativas são os quase 1,4 mil alunos matriculados na Fundação e a presença da Zumbi nas comunidades da Baleeira, Tira Gosto, Santa Cruz, Goitacazes e em Batatal, onde estamos instalando um núcleo - salientou Jorge Luiz.
Segundo momento – Mas as atividades pela Semana da Abolição só foram encerradas na sede da FMZP. Segundo o presidente do órgão, na próxima sexta-feira (18), uma roda de samba, a partir das 19h, na Pracinha de Custodópolis, fechará de vez a comemoração pelos 124 anos da Abolição da Escravatura. O bairro é o que concentra o maior número de negros no município.
- Planejávamos, como em anos anteriores, levarmos, na manhã de sábado (12), diversas apresentações para o Largo da Imprensa, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro. No entanto, concluímos que as pessoas vão estar envolvidas com o Dia das Mães e não nos dedicariam a atenção necessária e nem atingiríamos nosso objetivo - explicou Jorge Luiz.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18