Notícia no detalhe
Palestra do “Viva a Diferença” destaca cultura negra
A cultura negra será destaque na palestra do projeto Viva a Diferença, da Secretaria Municipal de Educação (Smec), na próxima quinta-feira (31). O tema “As negras do ganho no comércio de rua” foi escolhido em comemoração à data da Abolição da Escravatura - 13 de maio. Excepcionalmente, este mês, a palestra vai acontecer no auditório da Smec, às 14h.
O palestrante convidado é o pesquisador e escritor, Hélvio Gomes Cordeiro, diretor de Pesquisa da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. A palestra é voltada para os diretores, professores e orientadores pedagógicos da rede municipal e tem o objetivo de tornar estes profissionais multiplicadores nas escolas da rede.
- O tema vai abordar a negra no comércio, no período da escravidão e após a abolição. Vamos fazer um comparativo com a negra do ganho no Brasil e a negra do ganho na África. Existe um elo muito grande entre a cultura negra destes dois países – disse Hélvio Cordeiro, acrescentando que hoje existe quase uma homogeneidade entre a negra e a branca.
A coordenadora do Projeto Viva a Diferença, do Departamento Pedagógico, Jane Rangel, ressaltou a importância do tema para o processo de aprendizagem. “Este tema veio culminar o mês da Abolição da Escravatura, que não se deteve apenas a uma única data, o 13 de maio. Dentre as inúmeras atividades que as escolas realizaram, o tema foi objeto de trabalho com os alunos”, lembra.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/10/2025 13:08:57 Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
- 30/10/2025 12:31:38 Qualificação e Emprego abre inscrições para cursos gratuitos
- 30/10/2025 12:02:57 Seduct acompanha primeiro dia de aplicação das provas do Saeb nas escolas municipais
- 30/10/2025 08:53:50 PAAQ realiza visita técnica ao acampamento Leonel Brizola 1, em Ponta da Lama
- 30/10/2025 08:49:41 Feira científica da Seduct: pequenos estudantes criam soluções de gente grande
Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
3010 12h31Qualificação e Emprego abre inscrições para cursos gratuitos
3010 12h02Seduct acompanha primeiro dia de aplicação das provas do Saeb nas escolas municipais
3010 08h53PAAQ realiza visita técnica ao acampamento Leonel Brizola 1, em Ponta da Lama
3010 08h49Feira científica da Seduct: pequenos estudantes criam soluções de gente grande
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















