Transcorreu sem problemas a realização das provas do concurso da Prefeitura de Campos, aplicadas na manhã deste domingo (27). Em todas as unidades onde as provas foram realizadas os portões fecharam às 9h, mas não houve atraso dos candidatos, nem qualquer transtorno que perturbasse o andamento do cronograma. Todos os candidatos receberam os cadernos de provas e os respectivos cartões, em todas as unidades, simultaneamente, dentro da ordem.
A organização do concurso foi elogiada pelos candidatos, da mesma forma que a elaboração das provas, conforme declarações, por exemplo, das candidatas Márcia Viana e Eliane Ramos de Souza. “A organização do concurso merece elogios deste vez. Tudo muito bem organizado e merece o reconhecimento de todos. Quanto à prova, acho que foi muito bem elaborada. A parte específica de técnica de enfermagem foi mais fácil, mas a parte concernente ao SUS, por ser matéria que trata de legislação, é mais complexa, porque existem itens que confundem o candidato, por se tratar de assuntos semelhantes. Para acertar todas, somente quem lidar diretamente no dia a dia com a questão jurídica do SUS”, declarou a candidata Márcia Viana, que realizou a prova em uma hora e 15 minutos.
- Sobre o concurso, quero destacar que a organização merece nota 10. A Cepuerj aprendeu com o erro da tentativa do concurso em abril. A prova foi muito bem elaborada e exige a atenção do candidato, como é próprio dos concursos públicos bem elaborados. As questões específicas, para quem estudou, não houve muitas dificuldades, mas a parte referente ao SUS, exigia atenção redobrada porque há questões parecidas, e quem não domina a matéria, se não tiver muita atenção, se confunde nas respostas - declarou a candidata Eliane Ramos de Souza, que fez a prova em uma hora e 20 minutos.
De acordo com a observação dos coordenadores dos locais de provas, a ausência de candidatos ficou entre a média de 12% e 15% na parte da manhã e vários candidatos realizaram a prova em pouco mais de uma hora, embora o horário de prova, conforme previsto no edital, seja de quatro horas, entre 9h e 13h.
- Não tivemos nenhum transtorno durante a aplicação das provas aqui na Uenf, agora pela manhã. Os portões foram fechados às 9h e os candidatos que compareceram já estavam no recinto de prova. Depois que fechamos os portões nenhum candidato apareceu mais. O material (provas e cartões) foram distribuídos, sem faltar nem sobrar nada. Estamos dentro da mais absoluta normalidade. Aqui fariam provas 980 candidatos, mas faltaram 146, sendo 66 no prédio da Reitoria; 61 no CCT (Centro de Ciência e Tecnologia) e outros 19 faltaram no CCH (Centro de Ciências do Homem) - informou o coordenador geral na Uenf, Alexandre Ferreira.
No Ciep Nilo Peçanha, a coordenadora Andrea Martins, informou que todo o trâmite da aplicação das provas transcorreu dentro da normalidade. “Mesmo no fechamento dos portões tudo transcorreu sem qualquer anormalidade. Quem compareceu chegou com antecedência e não tivemos retardatários. Dos 531 candidatos que fariam prova aqui compareceram 465, com 66 ausentes. A distribuição dos candidatos ficou na média de 33 alunos, de forma que ficaram em distâncias recomendáveis para a aplicação das provas”, detalhou Andrea Martins, que contou inclusive com fiscais nos banheiros, da mesma forma que nos demais locais de prova.
Logo mis, após a realização da segunda etapa de provas, entre 15 e 19h, a Cepuerj estará disponibilizando o gabarito, a partir das 20h, das provas realizadas na manhã e tarde de hoje.