Notícia no detalhe
Vice-Prefeito Doutor Chicão na formatura da Guarda Ambiental
Um dos pontos altos da abertura do Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecida no auditório Edgar Coelho dos Santos, sede da prefeitura, foi a diplomação do Primeiro Grupamento da Guarda Ambiental, criado em 2009 pela Prefeita Rosinha Garotinho, através do decreto 255/2009. Através do Departamento Ambiental, da Guarda Municipal, 28 formandos passarão à atuar junto à secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea,) na fiscalização e ação para proteção às reservas florestais municipais e fauna local.
O vice-prefeito Doutor Chicão esteve presente ao evento e junto do comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Melo, participou da formação de mesa com o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard e os vereadores Jorge Rangel e Altamir Bárbara. "Quero parabenizar aos formandos por estarem tão envolvidos neste projeto e dizer que na nossa época de escola não tivemos a oportunidade da educação ambiental, nem para trabalhar tínhamos conhecimento da importância que tem a educação ambiental na vida das pessoas. A natureza está dando sinais de que precisa ser cuidada e toda transformação tem como principal referência a educação", pontua Chicão.
O comandante da Guarda Municipal destacou a importância da integração de diversos órgãos municipais e parcerias com outras instituições que resultaram na atual diplomação. "A Prefeita Rosinha Garotinho tem uma grande visão em relação às questões desenvolvidas no município, relacionadas ao Meio Ambiente e à sustentabilidade. O decreto que instituiu este grupamento é uma prova destas ações em prol do Meio Ambiente. Temos que agradecer ao Conselho de Meio Ambiente que acreditou que podíamos fazer a diferença com o grupamento e a toda a equipe que preparou o curso, já que para oferecer um curso de qualidade, se locomoveu até outras cidades e trouxeram um rico material para serem apresentados aos alunos", destaca.
O primeiro a receber o certificado de Guarda Ambiental, foi o biólogo Sávio Tatagiba e explica que se sente preparado, assim como seus colegas, para atuar na proteção do Meio Ambiente, junto aos órgãos fiscalizadores. "O curso foi excelente e tivemos aulas com professores gabaritados. Todos se emprenharam muito e nos sentimos preparados para atuar como agentes ambientais, assim como temos aprendido ao longo deste período de aulas" coloca.
Curso - Os alunos do Primeiro Grupamento Ambiental finalizaram o curso, mas permanecerão se qualificando em parceria com os órgãos que já vinham dando apoio ao projeto como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o Conselho Municipal do Meio Ambiente e o Instituto Federal Fluminense (IFF). O grupamento vai passar para a etapa de educação prática que consiste em cursos como "Manejo de animais Peçonhentos e "Combate a Incêndios Florestais".
Últimas Notícias adicionadas
- 09/06/2026 18:37:27 Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
- 09/06/2026 17:58:09 Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
- 09/06/2026 17:23:39 Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
- 09/06/2026 17:00:30 Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
- 09/06/2026 16:45:45 Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
0906 17h58Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
0906 17h23Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
0906 17h00Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
0906 16h45Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















