Notícia no detalhe
Procon e Santuário do Perpétuo Socorro orientam idosos
Dentro da programação da 58ª Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, técnicos do Procon realizaram, nesta sexta-feira (22), ação de cidadania e saúde para conscientização dos moradores do Parque Rosário, Parque Aurora, IPS, Centro e bairros adjacentes. Padre Nelson Antônio Linhares, reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, solicitou a ação.
Durante o evento, a secretária executiva do Procon, Rosângela Tavares, ministrou palestra para mais de 100 idosos, falando principalmente sobre os cuidados com endividamento, empréstimo consignado e benefícios para quem deseja viajar. “Com o advento do Estatuto do Idoso, muitas conquistas se materializaram e o Procon/Campos tem sido parceiro na busca por esses direitos. Nosso objetivo é ajudar na conscientização tanto dos fornecedores, quanto da sociedade em geral, e na divulgação das leis, evitando que os idosos sejam desrespeitados”, destacou Rosângela.
Sobre o empréstimo consignado, a secretária esclareceu que as taxas são as mais baixas do mercado e a contratação tem relativa facilidade. “Mas deve-se ter cuidado e só solicitar o valor que realmente for necessitar”, orientou. Rosângela acrescentou que a parcela não pode ultrapassar 30% do rendimento líquido do trabalhador, aposentado ou pensionista, sendo 20% para o empréstimo e 10% para o cartão de crédito. “Além disso, o teto dos juros é tabelado”, completou.
Outro assunto abordado pela secretária diz respeito às viagens em ônibus interestaduais. Ela afirmou que, de acordo com o Estatuto do Idoso - Lei n° 10.741, todas as empresas de transporte coletivo interestaduais precisam reservar duas vagas gratuitas por viagem para pessoas com mais de 65 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
_ As passagens são concedidas por ordem de chegada. Caso o idoso não consiga a passagem gratuita, ele ainda pode optar pelo desconto de 50% no valor da passagem, garantido em todos os horários de operação dos ônibus, sem restrições ao número de vagas – esclareceu. Rosângela lembra que o Procon está de portas abertas para receber e solucionar os problemas que os consumidores, principalmente os idosos, estejam encontrando para se beneficiar das leis.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
0205 09h112ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18