Notícia no detalhe
Programa DST participa de Fórum Regional
O Programa Municipal DST/HIV/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Campos, participa nesta quinta-feira (05) do Fórum Regional de Coordenadores do Norte e Noroeste Fluminense dos Programas Municipais DST/ Aids/ Hepatites Virais, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde no auditório do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
Segundo a coordenadora do programa em Campos, Ana Teresa de Sá Santos Cesário, a participação do município é importante para que as ações e serviços prestados possam ser discutidos com representantes do Estado e partilhados com cidades vizinhas. “É a oportunidade que temos para, junto aos monitores vindos para o fórum, discutirmos os problemas que encontramos no decorrer das atividades e a oferta de serviços”, ressaltou Ana Teresa.
Durante o fórum, além de Ana tereza, coordenadores do programa dos municípios de Quissamã, Porciúncula, Itaocara e Carapebus debateram ações para facilitar o acesso à vacina contra a Hepatite B (nas 3 doses) em maternidade e unidades básicas de saúde, incluindo os grupos específicos de maior vulnerabilidade; acesso da população à testagem para as Hepatites B e C com aconselhamento e ter uma vigilância epidemiológica capacitada para notificar e investigar corretamente esses agravos; e Integração das equipes do PSF.
Também foram expostos pelos coordenadores dados sobre a assistência, como Fluxo de genotipagem e tempo para chegar ao médico assistente que solicitou o exame; Número de MRG (médicos de referência de genotipagem) em cada município; e Lipodistrofia- demanda, fluxo e dificuldades e Co-infecção TB/HIV:PPD, teste de anti-HIV (rápido e/ou convencional), quimioprofilaxia para TB.
O maior município em territorialidade e em número de pacientes em acompanhamento e serviço de testagem na região, Campos tem atualmente mais de 2,2 mil cadastrados em acompanhamento. Do total, 850 pacientes com Aids fazem uso de terapia antiretroviral. Segundo a coordenadora, a maioria dos assistidos são mulheres. Grande parte dos atendidos são de baixa renda e com nível de escolaridade baixo. “Existe uma prevalência de etnia negra”, acrescentou Ana Teresa.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional