Notícia no detalhe
Programa DST participa de Fórum Regional
O Programa Municipal DST/HIV/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Campos, participa nesta quinta-feira (05) do Fórum Regional de Coordenadores do Norte e Noroeste Fluminense dos Programas Municipais DST/ Aids/ Hepatites Virais, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde no auditório do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
Segundo a coordenadora do programa em Campos, Ana Teresa de Sá Santos Cesário, a participação do município é importante para que as ações e serviços prestados possam ser discutidos com representantes do Estado e partilhados com cidades vizinhas. “É a oportunidade que temos para, junto aos monitores vindos para o fórum, discutirmos os problemas que encontramos no decorrer das atividades e a oferta de serviços”, ressaltou Ana Teresa.
Durante o fórum, além de Ana tereza, coordenadores do programa dos municípios de Quissamã, Porciúncula, Itaocara e Carapebus debateram ações para facilitar o acesso à vacina contra a Hepatite B (nas 3 doses) em maternidade e unidades básicas de saúde, incluindo os grupos específicos de maior vulnerabilidade; acesso da população à testagem para as Hepatites B e C com aconselhamento e ter uma vigilância epidemiológica capacitada para notificar e investigar corretamente esses agravos; e Integração das equipes do PSF.
Também foram expostos pelos coordenadores dados sobre a assistência, como Fluxo de genotipagem e tempo para chegar ao médico assistente que solicitou o exame; Número de MRG (médicos de referência de genotipagem) em cada município; e Lipodistrofia- demanda, fluxo e dificuldades e Co-infecção TB/HIV:PPD, teste de anti-HIV (rápido e/ou convencional), quimioprofilaxia para TB.
O maior município em territorialidade e em número de pacientes em acompanhamento e serviço de testagem na região, Campos tem atualmente mais de 2,2 mil cadastrados em acompanhamento. Do total, 850 pacientes com Aids fazem uso de terapia antiretroviral. Segundo a coordenadora, a maioria dos assistidos são mulheres. Grande parte dos atendidos são de baixa renda e com nível de escolaridade baixo. “Existe uma prevalência de etnia negra”, acrescentou Ana Teresa.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/10/2025 10:55:23 Escola de Farol representa o Estado na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
- 29/10/2025 09:15:19 Secretaria de Agricultura inicia limpeza do canal da Vala, no bairro Veredas
- 29/10/2025 09:00:29 6º Festival Doces Palavras marca reinauguração do Palácio da Cultura
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
Escola de Farol representa o Estado na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
2910 09h15Secretaria de Agricultura inicia limpeza do canal da Vala, no bairro Veredas
2910 09h006º Festival Doces Palavras marca reinauguração do Palácio da Cultura
2810 17h42Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















