Notícia no detalhe
Visa orienta sobre riscos do consumo de álcool por trabalhadores
Através do Projeto “Saúde e qualidade de vida dentro das empresas”, O Departamento de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC VISA), realizou palestra, nesta sexta-feira (06), sobre “Implicações do Álcool e outras Drogas no Ambiente de Trabalho”. Dessa vez, o público alvo foi composto por colaborados da empresa Purac Síntese. O curso foi ministrado pela enfermeira Samila Santos, e pela assistente social, Cláudia Paravidino.
Segundo a coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce, o objetivo da palestra foi prestar informações técnicas para funcionários sobre o consumo de álcool, tabaco e outras drogas que tem se tornado preocupação de saúde pública em todo o mundo, principalmente nas empresas. O abuso de substâncias psicoativas pode afetar as habilidades de um indivíduo, impedindo-o de executar o seu trabalho apropriadamente.
“Sabemos que o alcoolismo é uma doença caracterizada por problemas associados à ingestão de etanol (álcool etílico) e os problemas relacionados ao consumo excessivo do álcool refletem em diferentes áreas: familiares, educacionais, legais, financeiras, médicas e operacionais”, salientou Vívian.
Uma das palestrantes, a enfermeira Samila lembrou que, mesmo que estas substâncias sejam usadas somente durante o fim de semana, os efeitos colaterais podem continuar presentes e avançar bastante durante a jornada de uma semana de trabalho. Isto pode prejudicar a capacidade de julgamento e a execução de tarefas, causando uma baixa produtividade e um declínio no desempenho dos indivíduos no trabalho, com a queda na qualidade dos serviços prestados a comunidade e à imagem da empresa.
“O uso do álcool afeta diretamente a produtividade do trabalhador e nenhum ambiente de trabalho está imune ao consumo de drogas, pois nas empresas também são refletidos os problemas da sociedade”, completou Cláudia Paravidino, destacando que, no Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de falta no trabalho, o que compromete quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Especialmente em indústrias ou em serviços críticos em relação à segurança, podem comprometer a saúde do funcionário, bem como o bem-estar e a segurança de seus colegas ou de outras pessoas, ou trazer prejuízos ao patrimônio público ou privado”, ressaltou Vivian Lanunce.
As palestras do Projeto “Saúde e qualidade de vida dentro das empresas” podem ser solicitadas pelo telefone 22 2725-0475 ramal 28.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18