Notícia no detalhe
Visa orienta sobre riscos do consumo de álcool por trabalhadores
Através do Projeto “Saúde e qualidade de vida dentro das empresas”, O Departamento de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC VISA), realizou palestra, nesta sexta-feira (06), sobre “Implicações do Álcool e outras Drogas no Ambiente de Trabalho”. Dessa vez, o público alvo foi composto por colaborados da empresa Purac Síntese. O curso foi ministrado pela enfermeira Samila Santos, e pela assistente social, Cláudia Paravidino.
Segundo a coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce, o objetivo da palestra foi prestar informações técnicas para funcionários sobre o consumo de álcool, tabaco e outras drogas que tem se tornado preocupação de saúde pública em todo o mundo, principalmente nas empresas. O abuso de substâncias psicoativas pode afetar as habilidades de um indivíduo, impedindo-o de executar o seu trabalho apropriadamente.
“Sabemos que o alcoolismo é uma doença caracterizada por problemas associados à ingestão de etanol (álcool etílico) e os problemas relacionados ao consumo excessivo do álcool refletem em diferentes áreas: familiares, educacionais, legais, financeiras, médicas e operacionais”, salientou Vívian.
Uma das palestrantes, a enfermeira Samila lembrou que, mesmo que estas substâncias sejam usadas somente durante o fim de semana, os efeitos colaterais podem continuar presentes e avançar bastante durante a jornada de uma semana de trabalho. Isto pode prejudicar a capacidade de julgamento e a execução de tarefas, causando uma baixa produtividade e um declínio no desempenho dos indivíduos no trabalho, com a queda na qualidade dos serviços prestados a comunidade e à imagem da empresa.
“O uso do álcool afeta diretamente a produtividade do trabalhador e nenhum ambiente de trabalho está imune ao consumo de drogas, pois nas empresas também são refletidos os problemas da sociedade”, completou Cláudia Paravidino, destacando que, no Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de falta no trabalho, o que compromete quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Especialmente em indústrias ou em serviços críticos em relação à segurança, podem comprometer a saúde do funcionário, bem como o bem-estar e a segurança de seus colegas ou de outras pessoas, ou trazer prejuízos ao patrimônio público ou privado”, ressaltou Vivian Lanunce.
As palestras do Projeto “Saúde e qualidade de vida dentro das empresas” podem ser solicitadas pelo telefone 22 2725-0475 ramal 28.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
0801 08h42Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
0801 08h24Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
0701 19h41Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
4Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira