Notícia no detalhe
Projeto Elas em Ação: entrega de kits esta semana
Com aulas previstas para começar na próxima semana, as 150 inscritas no projeto Elas em Ação, da secretaria municipal de Trabalho e Renda, estarão recebendo esta semana seus kits na sede do órgão, situada à rua Marechal Floriano (Rua do Ouvidor), 255 – Centro. O projeto é direcionado às interessadas em aprender técnicas utilizadas na construção civil, uma das áreas que mais crescem em todo o país. A dificuldade de encontrar bons pedreiros é a principal queixa de quem constrói ou reforma e esse é o diferencial que a prefeitura pretende implantar em Campos, por intermédio desses cursos gratuitos. As aulas começarão na próxima segunda-feira (16), das 6h às 9h30.
Cada kit contém os materiais de uso das áreas a que se destinam e que estão sendo disponibilizadas pelo projeto – cerâmica e azulejos, hidráulica, elétrica, alvenaria e pintura de parede. Com duração de dois meses, no primeiro módulo que terá 30 dias de realização de aulas teóricas na sede do Sindicato da Construção Civil, as alunas serão orientadas em cada qualificação profissional por pessoas capacitadas escolhidas pela equipe que montou todo o projeto. Já na segunda fase dos cursos, todos iniciados ao mesmo tempo, haverá o período de um mês onde estarão visitando obras pela cidade e poderão, a partir daí, colocarem em prática tudo o que aprenderam.
Suporte essencial será dado - A assistente social encarregada de planejar todo o projeto e, juntamente com uma equipe, formalizar a parceria com o sindicato – Andreia Cordeiro Gonçalves – disse que a partir daí, todas elas serão avaliadas para, ao final, obterem o certificado de conclusão. Um dado importante é que todas elas estarão sendo orientadas para o mercado de trabalho: “Além de colocá-las em contato com o Balcão Municipal de Empregos, onde terão a chance de serem chamadas para, com carteira assinada, exercerem suas profissões, iremos também oferecer suporte no sentido de apresentar algumas opções de empresas, empreiteiras e construtoras”, disse Andreia.
Cursos – Essa chance de aumentar o número de vagas para a qualificação de pessoas na área a construção civil e reconhecidamente importante pelo sindicato da categoria em Campos, fornecerá as noções primordiais em cada especificação. Sendo assim, para as pintoras de parede, o cálculo da quantidade de tinta, os principais tipos de tintas e as pinturas em azulejos contarão das aulas dentre outros itens; já na cerâmica e azulejista, as inscritas terão informações que a farão conhecedoras de preparação cimento-cola, emboço, assentamentos, revestimento, aplicação do chapisco, dentre outras técnicas.
Alunas do curso de alvenaria, terão aulas de paredes de tipos maciços, vãos, elementos da alvenaria, dentre outros. As que optaram pelos cursos de hidráulica e elétrica, por sua vez, terão aulas sobre instalações, voltagens, condutores de energia, além de outros aspectos (elétrica) e sistemas prediais e respectivas normas técnicas: água fria e água quente, esgoto sanitários e esgoto pluvial bem com materiais empregados: tubos e conexões, aparelhos sanitários, dispositivos de controle de fluxo, acessórios hidráulico-sanitários, será o conteúdo para as alunas da parte hidráulica, envolvendo ainda outros assuntos pertinentes.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18