Notícia no detalhe
Fórum sobre Acessibilidade e inserção no mercado de trabalho
As políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura voltadas para implementar a acessibilidade e promover a inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho tem colocado o município como referência. Os resultados despertaram o interesse de uma empresa capixaba, que escolheu a cidade para sediar um seminário sobre o tema para dirigentes da sua rede de lojas. O evento foi realizado na noite desta terça-feira (17), no Pálace Hotel, para 136 gerentes da rede de lojas nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Os executivos da empresa convidaram o secretário municipal de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira Pereira, para ministrar palestra sobre as experiências positivas decorrentes das ações de governo implementadas pela Secretaria de Obras quanto à acessibilidade e pelas Secretarias de Família e Assistência Social, e de Trabalho e Renda, voltadas para a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em todas as mais de 5.400 casas 10% (540 casas) são dotadas de itens de acessibilidade que facilitam a vida de deficientes e idosos, desde as calçadas (todas) até aos quartos e banheiros, que são dotados de portas e assentos especiais.
Na palestra, José Alberto Nogueira ouviu dos representantes da empresa capixaba que têm acompanhado pelo site oficial do governo (www.campos.rj.gov.br) as ações desenvolvidas em Campos para promover a acessibilidade nos ônibus (com plataformas hidráulicas), nas ruas, praças e órgãos públicos, bem como para a inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho.
- Tivemos a oportunidade de fazer uma abordagem sobre as experiências que o atual governo tem desenvolvido com bom êxito, proporcionando a capacitação dos gestores e das equipes para acolher e lidar com as pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente de trabalho, bem como preparar os demais colegas para fazer a acolhida e permanência dessas pessoas nas empresas. Falamos sobre um fato que é recorrente nas empresas do Brasil, com algumas exceções e que, em Campos, temos avançado, que é a dificuldade para encontrar vagas para portadores de deficiência - relatou José Alberto.
O secretário acrescentou: "Mas na nossa cidade, realizamos um trabalho de parceria com entidades e empresas, de forma que temos avançado na abertura de oportunidades na proporções de 2% a 5% nas empresas com até mil empregados, conforme prevê a lei 8.213/91, no seu artigo 93, que prevê também cota acima de 5% para empresas com mais de mil funcionários. Ressaltei na palestra, que atualmente temo no Brasil 25 milhões de deficientes", concluiu o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18