Notícia no detalhe
Jornalista Avelino Ferreira lança livro sobre São Salvador
O jornalista Avelino Ferreira lança no dia 30, às 19h, no Teatro Municipal Trianon, o livro “São Salvador – 360 anos”. A obra aborda a Festa de São Salvador, que vai completar 360 anos no dia 6 de agosto de 2012. Este é o terceiro livro de Avelino e faz parte de uma série que o autor pretende lançar.
O próximo será a história da Câmara Municipal de Vereadores, que também completará 360 anos em dezembro de 2012, com lançamento previsto para setembro. O primeiro livro editado de Avelino Ferreira foi “Faria tudo outra vez”, publicado em 1995; e o segundo “José Cândido de Carvalho –Vida e Obra”, lançado em 2004.
- Quero com esses livros preservar a memória de Campos e, no caso específico desta obra (São Salvador), pretendo mostrar que o município tem uma história riquíssima, que vem desde o início da colonização. Com isso, reforçar nossa pretensão de que os documentos oficiais tenham uma data anterior à elevação da Vila à categoria de cidade, data que comemoramos a 28 de março e que tem apenas 177 anos - explica Avelino.
Segundo Avelino, há décadas o mundo passou a valorizar o antigo, o que contribuiu muito para a preservação do patrimônio cultural da humanidade. “No Brasil tivemos cidades inteiras consideradas patrimônio e, nas demais cidades, seu patrimônio histórico, cultural, inclusive imaterial sendo preservados, como é o caso recente do Solar do Colégio, hoje Arquivo Público Municipal e do Solar do Visconde de Araruama, hoje, Museu de Campos. Falta a nossa cidade ser considerada por nós próprios e pelos estrangeiros como uma cidade histórica. Tento, com minhas pesquisas, contribuir para que isso ocorra", afirma o jornalista.
Avelino Ferreira - O autor já venceu diversos concursos de reportagens, crônicas, contos, monografias. Uma de suas crônicas sobre Campos foi escolhida e inclusa no livro Crônicas da Cidade Amada, da Academia Brasileira de Letras, organizado por Arnaldo Niskier. A parceria com Viviane Terra, pedagoga e pesquisadora da cultura regional, e com Sylvia Paes, professora de História e pesquisadora da História Regional, rendeu, segundo Avelino, excelentes frutos e diversos trabalhos estão prontos, apenas aguardando editor ou verba para a impressão.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
- 21/03/2026 14:37:43 Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
- 21/03/2026 13:33:18 Questões habitacionais são foco de projetos que participam do Mais Ciência
Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2103 16h12Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
2103 14h37Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















