Notícia no detalhe
Santo Inácio será homenageado nesta terça no Arquivo Público
O Arquivo Público Municipal Waldir de Carvalho, ligado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, realiza nesta terça-feira (31), às 17h, uma missa em louvor a Santo Inácio. O santo é padroeiro da Capela da Fazenda dos Jesuítas (Solar do Colégio), onde funciona o Arquivo Público, na Estrada Sergio Vianna Barroso n° 3060, Tocos.
A Capela do Solar do Colégio começou a ser construída em 1652, junto com todo o prédio do Arquivo. A heroína campista Benta Pereira, padres jesuítas e familiares de Sebastião Gomes Barroso estão enterrados no interior da Capela, segundo a pesquisadora e historiadora do Arquivo, Rafaela Machado. Sebastião Barroso era genro e herdeiro do rico comerciante português Joaquim Vicente dos Reis, que arrematou o prédio em leilão em 1785, após a expulsão dos padres jesuítas, responsáveis pela construção da capela. Rafaela explica que não há documentos que comprovem quando a obra foi concluída, mas acredita-se que tenha sido no século XVII.
- A intenção é possibilitar que essa mesma capela volte a ter suas funções naturais: religiosa, histórica e social. Parte da renda da II Cavalgada do Solar está sendo aplicada para revitalizar a Capela do Solar do Colégio, que foi depredada na década de 80. Esta é uma atividade, com forte viés religioso, mas também histórico, afinal este é o edifício mais antigo da região, ainda conservado com suas características originais - disse a pesquisadora Rafaela.
De acordo com Larissa Manhães Ferreira, que também é pesquisadora e historiadora do Arquivo, a capela dedicada a Santo Inácio de Loyola – patrono dos Jesuítas – possuía grande riqueza artística e algumas peculiaridades. “Em seu interior, era possível admirar a candura de anjos negros, que compunham o altar de São Miguel e os traços indígenas de duas faces representadas no arco que divide o altar e o corpo da igreja”, destaca.
Larissa informa que, devido a sua importância histórica, no dia 24 de julho do ano de 1946, o Solar do Colégio foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo inscrito no livro de Belas Artes sob o número 308 e no Livro Histórico sob o número 243. “O tombamento representa uma tentativa de preservação no que diz respeito a bens de grande valor histórico, artístico e cultural, sejam eles materiais ou imateriais”, acrescenta Larissa.
O Arquivo trabalha com uma política de Educação Patrimonial oferecendo visitas guiadas para estudantes de vários segmentos e faixas etárias, e, através deles, busca construir uma consciência sobre a importância de se preservar as suas raízes para a posteridade. “O objetivo é não deixar que as tradições culturais e históricas do município e principalmente da região da Baixada Campista, onde está localizado o Solar, se percam com o passar dos anos e que as gerações futuras possam entender e executar esta importante tarefa”, finaliza Rafaela.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes