Notícia no detalhe
DST/Aids itinerante vai a entidade em Travessão
A equipe do DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde, estará na manhã desta quinta-feira (02) na Associação Vida Nova, na Avenida Professora Carmem Carneiro, no Km 10, realizando o teste rápido de diagnóstico (TRD) de dependentes químicos que lá residem. O programa tem como meta ir às localidades de difícil acesso, pois na maioria das vezes essas pessoas não têm como ir até o programa, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro.
A secretaria realiza ação itinerante em diversas localidades, divulgando os serviços do programa que realiza trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento, distribuindo, inclusive os medicamentos. O município oferece inúmeros tipos de exames, como anti HIV, carga viral, CD4 e CD8, além dos exames complementares para possíveis doenças oportunistas, como ressonância e tomografia. O único exame que não é oferecido é genotipagem, no entanto, colhe-se o material biológico e o programa encarrega de levar à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
A ação desta quinta-feira (02) inclui a realização do teste rápido de diagnóstico (TRD), que tem como objetivo identificar precocemente o vírus HIV. A medida permite um tratamento mais rápido e eficaz, evitando, com isso, maiores consequências.
O assistente do programa, Leonardo Marques Pessanha, explica como o programa itinerante é feito e ressalta que os moradores das localidades recebem muito bem a ação, pois sabem que é para o benefício próprio. “O programa funciona todas às quintas-feiras. Na primeira semana, vamos à localidade divulgar a ação, levando informativos e preservativos para a população. Voltamos na semana seguinte para fazermos os testes e o resultado é entregue na hora, assim damos todas as orientações para os infectados”, explicou.
A unidade oferece, ainda, atendimento completo de testagem e aconselhamento, com serviço de assistência com especialização ambulatorial feito por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar com infectologista, pediatra, clínico geral, urologista, ginecologista, assistente social, psicólogo e enfermeiro.
Os serviços do CTA, são oferecidos das 6h30 às 22h, de segunda à sexta- feira. O programa já beneficiou a população de diferentes localidades como Marreca, no Presídio Feminino, Fazendinha, Baixa Grande e na Praia do Farol de São Thomé. E na próxima semana estará na localidade de Morro do Coco.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/04/2026 18:17:31 Campos fecha fevereiro com saldo positivo na geração de empregos
- 06/04/2026 18:07:20 Ordem Pública já atua no Parque Aurora pelo Prefeitura em Ação deste sábado
- 06/04/2026 18:03:24 Assistência Social abre nesta terça inscrições para o 3º Baile de Debutantes
- 06/04/2026 16:57:29 Capacitação foca na promoção da saúde e redução de morte do trabalhador rural
- 06/04/2026 16:02:04 Agricultura e Asflucan fazem desobstrução dos pilares da Ponte do Gote
Campos fecha fevereiro com saldo positivo na geração de empregos
0604 18h03Assistência Social abre nesta terça inscrições para o 3º Baile de Debutantes
0604 18h07Ordem Pública já atua no Parque Aurora pelo Prefeitura em Ação deste sábado
0604 16h57Capacitação foca na promoção da saúde e redução de morte do trabalhador rural
0604 16h02Agricultura e Asflucan fazem desobstrução dos pilares da Ponte do Gote
Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
5Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
6Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos



















