Notícia no detalhe
Concursos literários com inscrições de várias partes do país
Os concursos literários da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, promovidos pelo departamento de Literatura, receberam inscrições de várias partes do Brasil. Foram 174 contos, para o XXII Concurso Nacional de Contos José Candido de Carvalho e 103 poesias inscritas no XIV FestCampos de Poesia Falada. A final acontece no dia 06 de setembro, no auditório do Palácio da Cultura. Serão R$ 21 mil em prêmios para ambos os concursos.
Os concursos tiveram pessoas inscritas de Curitiba (PR), Salvador (BA), São Paulo (SP), Recife (PE), Delfim Moreira (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE), Canoas (RS) entre outras. “Os concursos literários são reconhecidos, nacionalmente e, a cada ano, supera as expectativas”, destaca a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.
- Estamos aproximando e incentivando a produção literária entre os jovens através do II FestCampos Estudantil, preparando possíveis grandes autores. As políticas implementadas desde 2009 estão valorizando as mais diferentes formas e manifestações artísticas e culturais, que descobre talentos e diminui a vulnerabilidade social – informa Patrícia Cordeiro.
O jornalista Marcos Eduardo Neves, terceiro colocado no XXI Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho, de 2011, com o texto “O canastrão”, que é um capítulo do próximo livro, “Anticristo no Rio de Janeiro”, onde fala da importância dos concursos literários.
- Todo concurso literário é muito importante. Foi um prazer participar no ano passado. Para quem trabalha com literatura, é importante para divulgar o trabalho mas, para os jovens, é uma oportunidade de mostrar e descobrir talentos. A partir dessa experiência, podem tornar-se grandes escritores, autores e poetas. Além disso, é uma forma de tirar a ociosidade já que a literatura gera conhecimento, transformando a vida das pessoas -, disse Marcos, que já publicou os livros “Anjo ou demônio: a polêmica da trajetória de Renato Gaúcho”, e “Vendedor de Sonho: obra literária de Roberto Medina”.
Aos 27 anos, Eduardo começou a trabalhar com obras literárias e transformou a vida de Heleno numa obra literária. "Nunca houve um homem como Heleno" foi publicado pela Ediouro, em 2006, e vai virar filme, com Rodrigo Santoro no papel principal.
II FestCampos Estudantil de Poesia Falada - As inscrições prosseguem até o dia 10 de Agosto. Podem se inscrever alunos da rede pública estadual, municipal, federal e privada da cidade de Campos. Cada autor poderá inscrever uma poesia, sendo que deverá ser inédita, não poderá recortar partes de poesia já existente. Serão selecionadas as 20 melhores poesias, por especialistas na literatura, gramática, língua portuguesa e redação.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 09:38:25 Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
- 07/05/2025 08:56:47 Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
0705 08h56Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
0705 08h50Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
0605 18h12Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento