Notícia no detalhe
Cerest faz palestra direcionada aos profissionais da Saúde
Especializar profissionais da área de saúde para a identificação de acidentes do trabalho nos atendimentos realizados pelos hospitais da região. Este é um dos objetivos do Curso de Sensibilização para Notificação em Acidente do Trabalho realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalho do Norte Fluminense (Cerest/NF), nesta terça-feira (14). Os principais assuntos tratados foram a conceituação de Acidente do Trabalho, além de Notificação de Acidente do Trabalho no Sistema de Notificação de Agravos de Notificação (Sinan). O palestrante foi o médico da secretaria Estadual de Saúde, Pedro Coscarelli.
Mais de 50 inscritos, entre coordenadores dos Programas de Assistência à Saúde do Trabalhador (Past), coordenadores da Vigilância Sanitária e notificadores das unidades sentinelas, estiveram presentes no evento, que foi direcionado a profissionais de sete municípios diferentes na região.
Segundo a coordenadora do Cerest, Amanda Santos Ribeiro, o órgão, ligado à secretaria de Saúde, promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Ela explica que o trabalho é desenvolvido em parceria com o Programa de Assistência à Saúde do Trabalhador (Past) e demais órgãos vinculados à proteção do trabalhador.
- Nosso objetivo é treinar e capacitar os profissionais da saúde para a elaboração de unidades sentinelas nas regiões de atendimento do Cerest regional. Estes profissionais saberão identificar os atendimentos cujo ocorrido é qualificado como acidente do trabalho e encaminharão os trabalhadores acidentados para o preenchimento do formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Nosso próximo objetivo é trazer para palestrar um profissional de toxicologia, já que a intoxicação do trabalhador por agrotóxico e benzeno é consideravelmente grande na região – relata a coordenadora do Cerest.
Para assistir à palestra, estava presente a funcionária do setor de Epidemiologia, da secretaria Municipal de Saúde, Michele Azevedo, 34, que informou que a palestra vai ser muito proveitosa para o setor onde trabalha. “Trabalho diretamente com estatísticas na secretaria de saúde, que são encaminhadas para a secretaria Estadual de Saúde. Entre os 45 tipos de agravos de notificação compulsória que temos que monitorar está a estatística de identificação de acidente do trabalho. A palestra nos auxiliará ainda mais nos procedimentos”, relata.
Atuando no setor de Planejamento da secretaria de saúde do Município de São João da Barra, a funcionária, Geiza Paes, 51, trouxe para Campos com ela profissionais do setor de Vigilância Sanitária, de Vigilância Epidemiológica, além de enfermeiros e médicos da urgência para aprender mais sobre a identificação de acidentes do trabalho no atendimento dos pacientes. “A informação nos ajuda a pensar em políticas públicas, a fim de que possamos formular um planejamento para atender os trabalhadores que se acidentam e nós recebemos em nosso ambiente de trabalho”, pontua.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira