Notícia no detalhe
Cerest faz palestra direcionada aos profissionais da Saúde
Especializar profissionais da área de saúde para a identificação de acidentes do trabalho nos atendimentos realizados pelos hospitais da região. Este é um dos objetivos do Curso de Sensibilização para Notificação em Acidente do Trabalho realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalho do Norte Fluminense (Cerest/NF), nesta terça-feira (14). Os principais assuntos tratados foram a conceituação de Acidente do Trabalho, além de Notificação de Acidente do Trabalho no Sistema de Notificação de Agravos de Notificação (Sinan). O palestrante foi o médico da secretaria Estadual de Saúde, Pedro Coscarelli.
Mais de 50 inscritos, entre coordenadores dos Programas de Assistência à Saúde do Trabalhador (Past), coordenadores da Vigilância Sanitária e notificadores das unidades sentinelas, estiveram presentes no evento, que foi direcionado a profissionais de sete municípios diferentes na região.
Segundo a coordenadora do Cerest, Amanda Santos Ribeiro, o órgão, ligado à secretaria de Saúde, promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Ela explica que o trabalho é desenvolvido em parceria com o Programa de Assistência à Saúde do Trabalhador (Past) e demais órgãos vinculados à proteção do trabalhador.
- Nosso objetivo é treinar e capacitar os profissionais da saúde para a elaboração de unidades sentinelas nas regiões de atendimento do Cerest regional. Estes profissionais saberão identificar os atendimentos cujo ocorrido é qualificado como acidente do trabalho e encaminharão os trabalhadores acidentados para o preenchimento do formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Nosso próximo objetivo é trazer para palestrar um profissional de toxicologia, já que a intoxicação do trabalhador por agrotóxico e benzeno é consideravelmente grande na região – relata a coordenadora do Cerest.
Para assistir à palestra, estava presente a funcionária do setor de Epidemiologia, da secretaria Municipal de Saúde, Michele Azevedo, 34, que informou que a palestra vai ser muito proveitosa para o setor onde trabalha. “Trabalho diretamente com estatísticas na secretaria de saúde, que são encaminhadas para a secretaria Estadual de Saúde. Entre os 45 tipos de agravos de notificação compulsória que temos que monitorar está a estatística de identificação de acidente do trabalho. A palestra nos auxiliará ainda mais nos procedimentos”, relata.
Atuando no setor de Planejamento da secretaria de saúde do Município de São João da Barra, a funcionária, Geiza Paes, 51, trouxe para Campos com ela profissionais do setor de Vigilância Sanitária, de Vigilância Epidemiológica, além de enfermeiros e médicos da urgência para aprender mais sobre a identificação de acidentes do trabalho no atendimento dos pacientes. “A informação nos ajuda a pensar em políticas públicas, a fim de que possamos formular um planejamento para atender os trabalhadores que se acidentam e nós recebemos em nosso ambiente de trabalho”, pontua.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
2710 12h48E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















