Notícia no detalhe
Pintura: mulheres do curso de qualificação em aula prática
As 150 mulheres dos cursos de qualificação do Programa Elas em Ação, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com o Stincomo (Sindicado dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Imobiliário do Norte e Noroeste Fluminense) surpreendem os instrutores e, até mesmo, seus familiares, com o desempenho que apresentam durante as aulas práticas neste primeiro mês de capacitação em cinco cursos para a construção civil. No curso de pintura, por exemplo, elas já aprenderam a identificar as diferentes tintas e saber suas misturas possíveis, preparação das superfícies, aplicações, etc.
“Eu tenho 41 anos, sou viúva e tenho dois filhos. Sou mãe e pai e sustento a mim e meus filhos com o que ganho com o serviço de diarista. Eu tenho visto algumas mulheres na construção civil e sei que o salário é bem melhor porque têm chegado grandes construtoras em Campos fazendo prédios de luxo. Eu pensava em aprender pintura e, quando soube da oportunidade de fazer o curso, não poderia perder essa oportunidade. Estou gostando muito e pretendo iniciar uma carreira como pintora autônoma assim que concluir o curso. Em seguida, vou fazer o curso de bombeira hidráulica, declarou a aluna do curso de pintura, Geilça Gomes dos Santos Borges, 41.
“Estou desempregada e meu marido, que é segurança, está com a ata vencida e, também, não está trabalhando. Eu já tinha vontade de aprender a profissão de pintora e já tinha feito alguns serviços de pintura na minha casa. Vou concluir o curso e tenho certeza que, logo, vou ser contratada por uma dessas empresas da construção civil. No meu primeiro salário, vou ajudar meu marido a fazer o curso de renovação de ata para empresas de segurança. Depois disso, ele começará a trabalhar e as coisas vão melhorar bastante”, declarou Fátima Salvadora da Silva Paula, 45 anos.
"Eu sempre gostei de pintar em casa. Pintava o portão, as portas e já ousei em pintar, sozinha, algumas paredes da minha casa. Quando eu soube do curso, não tive dúvidas e corri para fazer para ser profissional. Assim que terminar o curso, além de economizar com a mão-de-obra na hora de pintar a casa da minha família, eu terei uma nova profissão: vou arrumar emprego como pintora. Campos tem emprego sobrando na construção civil e, quem tiver qualificação, está empregado, com bom salário para a nossa realidade. Só próximo da minha casa, um grande grupo vai construir dois hotéis de luxo. Vai ter vagas para muitas mulheres neste hotel e uma será minha", disse resoluta a aluna Maria Joziane dos Santos, 27 anos, que fazia o arremate da pintura feita na Secretaria de Trabalho e Renda.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação