Notícia no detalhe
Pintura: mulheres do curso de qualificação em aula prática
As 150 mulheres dos cursos de qualificação do Programa Elas em Ação, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com o Stincomo (Sindicado dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Imobiliário do Norte e Noroeste Fluminense) surpreendem os instrutores e, até mesmo, seus familiares, com o desempenho que apresentam durante as aulas práticas neste primeiro mês de capacitação em cinco cursos para a construção civil. No curso de pintura, por exemplo, elas já aprenderam a identificar as diferentes tintas e saber suas misturas possíveis, preparação das superfícies, aplicações, etc.
“Eu tenho 41 anos, sou viúva e tenho dois filhos. Sou mãe e pai e sustento a mim e meus filhos com o que ganho com o serviço de diarista. Eu tenho visto algumas mulheres na construção civil e sei que o salário é bem melhor porque têm chegado grandes construtoras em Campos fazendo prédios de luxo. Eu pensava em aprender pintura e, quando soube da oportunidade de fazer o curso, não poderia perder essa oportunidade. Estou gostando muito e pretendo iniciar uma carreira como pintora autônoma assim que concluir o curso. Em seguida, vou fazer o curso de bombeira hidráulica, declarou a aluna do curso de pintura, Geilça Gomes dos Santos Borges, 41.
“Estou desempregada e meu marido, que é segurança, está com a ata vencida e, também, não está trabalhando. Eu já tinha vontade de aprender a profissão de pintora e já tinha feito alguns serviços de pintura na minha casa. Vou concluir o curso e tenho certeza que, logo, vou ser contratada por uma dessas empresas da construção civil. No meu primeiro salário, vou ajudar meu marido a fazer o curso de renovação de ata para empresas de segurança. Depois disso, ele começará a trabalhar e as coisas vão melhorar bastante”, declarou Fátima Salvadora da Silva Paula, 45 anos.
"Eu sempre gostei de pintar em casa. Pintava o portão, as portas e já ousei em pintar, sozinha, algumas paredes da minha casa. Quando eu soube do curso, não tive dúvidas e corri para fazer para ser profissional. Assim que terminar o curso, além de economizar com a mão-de-obra na hora de pintar a casa da minha família, eu terei uma nova profissão: vou arrumar emprego como pintora. Campos tem emprego sobrando na construção civil e, quem tiver qualificação, está empregado, com bom salário para a nossa realidade. Só próximo da minha casa, um grande grupo vai construir dois hotéis de luxo. Vai ter vagas para muitas mulheres neste hotel e uma será minha", disse resoluta a aluna Maria Joziane dos Santos, 27 anos, que fazia o arremate da pintura feita na Secretaria de Trabalho e Renda.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 08:56:47 Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
0705 08h50Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
0605 18h12Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento