Notícia no detalhe
Visa alerta para evitar intoxicação alimentar
Equipe multidisciplinar da Vigilância Sanitária (VISA/Campos) esteve na empresa Geral de Engenharia e Montagens S/A (GEMON), na manhã desta quinta feira (23), fazendo um trabalho de conscientização quanto à intoxicação alimentar. A ação coloca em prática, mais uma vez, o projeto “Qualidade de Vida dentro das Empresas”. A palestra foi ministrada pelas profissionais de saúde, Vivian Lanunce e Luciana Abreu.
- A intoxicação alimentar é uma doença que pode se tornar bastante grave e que ocorre, geralmente, entre uma e trinta e seis horas depois do consumo do alimento contaminado. Para prevenir, é necessário proteger os alimentos, prevenir a multiplicação das bactérias nos alimentos e destruir as bactérias presentes nos alimentos – destacou a palestrante Vivian Lanunce, que também é coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Sanitária (IEC-Visa).
Segundo Vivian, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. Eles costumam durar entre um e sete dias. O tipo mais comum de intoxicação alimentar é a bacteriana, mas também pode acontecer intoxicação por vírus, produtos químicos, metais e plantas venenosas.
- Temos que lembrar que estes alimentos que causam intoxicação podem ter aparência, gosto, consistência e cheiro normais. Para prevenir a contaminação alimentar é preciso manter os alimentos abaixo de 5º Centígrados ou acima de 65º C e armazená-los de maneira adequada. E ainda podemos utilizar algum método de conservação, como congelamento, desidratação e outros – orienta a coordenadora.
A gerente do Sistema de Gestão da GEMON, Viviane Paes, acrescenta que a palestra foi de grande valia para os colaboradores da empresa. “Aprendemos que não devemos comprar alimentos de origem desconhecida ou suspeita e sempre observar, atentamente, o rótulo, para ver a data de validade e outras especificações do produto. Cabe a nós darmos a nossa parcela de colaboração e zelar pelo princípio elementar da higiene, a fim de que tenhamos produtos de boa qualidade, não causando dano à nossa saúde”, alertou.
De acordo com o diretor da Visa, Waldir Rodrigues, o projeto, realizado em diferentes setores da sociedade, ajuda o cidadão a refletir sobre suas atitudes. “Eles refletem sobre os temas apresentados, pensam sobre o livre arbítrio de cada um e, com isso, são estimulados a buscarem ajuda”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
0801 08h42Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
0801 08h24Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
0701 19h41Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira