Notícia no detalhe
Esperança renovada entre casais que querem filhos
Com a disponibilidade cedida pela prefeitura, de oferecer gratuitamente tratamento para mulheres que possuem o sonho de engravidar, o município encontra-se na rota dos grandes centros de pesquisa avançada do país no que tange à fertilização humana. Instalado nas dependências do Hospital Escola Álvaro Alvim, o Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense é hoje um referencial na técnica pioneira de fertilização in vitro, denominado INVO. O setor foi criado contando com o respaldo do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que investiu aproximadamente R$ 900 mil no projeto de implantação.
A sigla inglesa, que tem como significado dispositivo de cultivo intravaginal, é um método mais natural e menos invasivo e fez do município de Campos o pólo pioneiro na iniciativa, contando com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde janeiro do ano passado. Um dos pontos de maior ênfase nesse novo procedimento médico aconteceu com o nascimento, no dia 23 de agosto de 2011, de Maria Vitória Souza Barbosa – com quase três quilos - o primeiro bebê gerado pela técnica dos pesquisadores campistas. Matérias foram veiculadas, a partir do nascimento de Maria Vitória, em jornais, sites e tabloides de todo o mundo.
Hoje com mais de 8 Kg, Maria Vitória tornou-se um símbolo vivo do sucesso da nova empreitada realizada em Campos dentro da área da saúde e reprodução humana. Sendo responsável pela realização e vinda do INVO para o município, o coordenador Francisco Augusto Colluci diz que a demanda é intensa, com média mensal de 150 pacientes que, já cientes de que querem engravidar, se dirigem ao centro. Dr. Colucci frisa, também, que a média de concepção com a nova técnica é de mais de 40%.
- Esse realmente foi um avanço dentro da medicina e ciência. Permite um reavivamento da esperança entre casais que querem, a todo custo, engravidar. Além desse pioneirismo no processo de reprodução humana, contamos com a questão tempo: enquanto no restante do país – inclusive em São Paulo – a fila de espera por um tratamento assim é de cinco anos, em Campos conseguimos realizá-lo entre mulheres na faixa dos 24, 25 anos até uns 44, dentro de um período de seis meses - destacou Colucci.
Novos métodos – Sendo motivo de explanação em outros centros, como na capital paulista – em congressos sobre reprodução humana e assistida – o Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense desenvolve mais dois métodos: um que se baseia no DNA para tratamento do sêmen e o NIDACON, onde procedimento médico insere um óvulo fecundado na placenta da paciente, para cultivo de embriões. Quanto ao INVO, Colucci é enfático ao afirmar que “o processo mantém as condições do corpo humano, tanto em temperatura, dotando o embrião de todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Essa cápsula biológica fica no corpo da mãe, unindo óvulos e espermatozoides por três dias. Depois, já formado, o embrião é retirado da cápsula e trazido para o útero, sem qualquer utilização de laboratório e resgata assim, com tudo resolvido, a esperança para o casal que anseia, há anos, gerarem um filho”.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
2710 12h48E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















