Notícia no detalhe
Procon comemora aniversário do Código de Defesa do Consumidor
O Procon de Campos comemora, na próxima semana, os 22 anos de implantação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma das leis mais utilizadas e respeitadas no Brasil. Vários eventos marcarão a data. A programação conta com palestra para Terceira Idade no Ministério Público Estadual, além de atendimento jurídico, distribuição de material informativo e orientação ao consumidor no Calçadão, no Centro da cidade.
De acordo com a secretária executiva do órgão, Rosangela Tavares, o CDC contribuiu muito para o avanço da cidadania em todo o país. Ela lembra que avanços, comemorações e desafios acompanham estes 22 anos de vigência do Código.
- Ele estabelece que nos conflitos originados da relação de consumo não importa o valor do produto ou do serviço. Agindo dentro da lei, com serenidade e energia, é importante que, antes de qualquer coisa, a pessoa humana seja respeitada, independente do valor do bem ou serviço - destacou Rosangela Tavares.
Criado há 15 anos, o Procon/Campos é referência para outros municípios. A equipe já colaborou e vem colaborando com a implantação do Procon de outras cidades como Rio das Ostras, Duque de Caxias, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. A equipe atende, por dia, uma média de 150 consumidores e também realiza ações externas. Nas datas comemorativas, os fiscais visitam o comércio para acompanhar a variação dos preços, e fazem acompanhamento da cesta básica, validade dos produtos e novas regras da economia.
A secretária afirma que o Procon conquistou a credibilidade junto à população, já que a grande maioria das demandas é atendida de forma rápida. “Representamos o cidadão em suas demandas nas relações de consumo e de modo geral, resolvemos rapidamente a questão, porque falamos em seu nome e usamos a lei para isso”, destacou.
Assim que a demanda chega ao órgão é feito um contato telefônico com a empresa para buscar o entendimento. Hoje, existe um canal direto entre o Procon e as empresas, e isso vem facilitando a resolução dos problemas. Não havendo solução, é feita outra tentativa através de comunicação por escrito, e a empresa têm 10 dias para resolver. Não havendo conciliação, a Justiça é acionada e a empresa multada.
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO
Grandes avanços no últimos 3 anos e meio
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 11:59:59 Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
- 07/05/2025 11:11:54 Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
- 07/05/2025 09:38:25 Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
- 07/05/2025 08:56:47 Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
0705 11h11Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
0705 09h38Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
0705 08h56Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
0705 08h50Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento