Notícia no detalhe
Programa de Anemia Falciforme: 140 cadastrados no HGG
Por: Marcio Fernandes -
Foto: Antônio Leudo - 15/09/2012 - 21:31:00
O Programa Integrado de Assistência ao Portador de Doença Falciforme conta com 140 pacientes cadastrados. Nesta semana o programa comemorou um ano de implantação no Hospital Geral de Guarus (HGG). A programação teve a participação de Andima Pereira da Silva, representante da Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro (Afarj).
- Eu também faço acompanhamento no HGG. A estrutura é bem interessante. A equipe é ótima - ressaltou Andima Pereira, que mora em Campos. Segundo a coordenadora do programa, a hematologista Esther Dias, apesar de a implantação do atendimento a pacientes com a doença falciforme ser recente, tem sido importante regionalmente.
A doença é hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice. Daí, o nome anemia falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e se rompem mais facilmente, causando anemia. A equipe que atende aos pacientes no HGG é composta por hematologistas, pediatras, psicólogos, assistente social, enfermeiros, farmacêuticos clínicos e bioquímicos.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18