Notícia no detalhe
Creas realiza palestra sobre “O Direito e as Leis”
As advogadas Rosemary Gusmão e Celina Macabu, que ofertam atendimento jurídico no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) III, realizou nesta quinta-feira (20), palestra com o tema “O Direito e as Leis”, direcionada as usuárias atendidas pelo programa e que fazem parte do grupo Reflexões em seu Cotidiano. As reuniões acontecem duas vezes ao mês, onde são abordados diferentes temas relacionados à violação de direito da mulher decorrente de violência doméstica intrafamiliar e de gênero.
A violência doméstica é considerada um problema, que possui raízes profundas na organização social, nas estruturas econômicas e na sociedade. As políticas de proteção e segurança existem para mulheres vítimas de violência. Entretanto é preciso avançar, tanto na prevenção como na ampliação de políticas da reversão da dependência financeira, elevando a auto-estima, fortalecimento da capacidade da representação e participação na sociedade, tudo isso, para criar e condições favoráveis à auto-estima pessoal e coletiva.
De acordo com advogada Celina Macabu, as orientações para usuárias atendidas pelo órgão são de extrema importância para destacar as modificações da Lei Maria da Penha e, também, as questões de referência à Vara de Família, alimentos, divórcios e outros. “O nosso objetivo é reunir as usuárias atendidas para que todas elas possam tirar suas dúvidas com casos diversos”, concluiu a advogada.
Segundo a Diretora de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, essas palestras oferecidas às usuárias que sofrem violência doméstica fazem parte da metodologia do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduo, desenvolvidas em todos os Creas. “A expectativa da sociedade é que ampliem as políticas e qualifiquem as ações já existentes”, acrescenta.
De acordo com a coordenadora do Creas, Terezinha Vidal, cerca de 600 famílias está sendo acompanhadas durante todo o mês. De maio de 2011 a setembro deste ano, o Creas recebeu um aumento de 100% de novos casos de violência contra a mulher. “A partir da Lei Maria da Penha a mulher ganhou respaldo para fazer as denúncias contra as violações. O nosso objetivo e ofertar acolhida e escutar as usuárias em atendimento, fazendo com que elas possam refletir sobre o desenvolvimento do enfretamento da situação de violência”, completa.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 11:59:59 Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
- 07/05/2025 11:11:54 Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
- 07/05/2025 09:38:25 Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
- 07/05/2025 08:56:47 Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
0705 11h11Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
0705 09h38Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
0705 08h56Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
0705 08h50Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento