Notícia no detalhe
Creas realiza palestra sobre “O Direito e as Leis”
As advogadas Rosemary Gusmão e Celina Macabu, que ofertam atendimento jurídico no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) III, realizou nesta quinta-feira (20), palestra com o tema “O Direito e as Leis”, direcionada as usuárias atendidas pelo programa e que fazem parte do grupo Reflexões em seu Cotidiano. As reuniões acontecem duas vezes ao mês, onde são abordados diferentes temas relacionados à violação de direito da mulher decorrente de violência doméstica intrafamiliar e de gênero.
A violência doméstica é considerada um problema, que possui raízes profundas na organização social, nas estruturas econômicas e na sociedade. As políticas de proteção e segurança existem para mulheres vítimas de violência. Entretanto é preciso avançar, tanto na prevenção como na ampliação de políticas da reversão da dependência financeira, elevando a auto-estima, fortalecimento da capacidade da representação e participação na sociedade, tudo isso, para criar e condições favoráveis à auto-estima pessoal e coletiva.
De acordo com advogada Celina Macabu, as orientações para usuárias atendidas pelo órgão são de extrema importância para destacar as modificações da Lei Maria da Penha e, também, as questões de referência à Vara de Família, alimentos, divórcios e outros. “O nosso objetivo é reunir as usuárias atendidas para que todas elas possam tirar suas dúvidas com casos diversos”, concluiu a advogada.
Segundo a Diretora de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, essas palestras oferecidas às usuárias que sofrem violência doméstica fazem parte da metodologia do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduo, desenvolvidas em todos os Creas. “A expectativa da sociedade é que ampliem as políticas e qualifiquem as ações já existentes”, acrescenta.
De acordo com a coordenadora do Creas, Terezinha Vidal, cerca de 600 famílias está sendo acompanhadas durante todo o mês. De maio de 2011 a setembro deste ano, o Creas recebeu um aumento de 100% de novos casos de violência contra a mulher. “A partir da Lei Maria da Penha a mulher ganhou respaldo para fazer as denúncias contra as violações. O nosso objetivo e ofertar acolhida e escutar as usuárias em atendimento, fazendo com que elas possam refletir sobre o desenvolvimento do enfretamento da situação de violência”, completa.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação