Notícia no detalhe
Procon orienta idosos com palestra no IFF
Os riscos escondidos nas ofertas de empréstimos consignados para idosos e o direito ao transporte gratuito, seja com o passe livre nas linhas municipais ou com a gratuidade nos ônibus interestaduais, serão alguns dos temas abordados pela secretária municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), Rosangela Tavares, durante palestra, na próxima terça-feira (25), a partir das 14h, no auditório do Campus Guarus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Guarus).
A palestra faz parte das ações de conscientização em comemoração pelos 22 anos de implantação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Tem aumentado cada vez mais o número de endividados na Terceira Idade e nos preocupa. Muitas são as propagandas agressivas feitas por financeiras para induzi-los aos empréstimos e queremos alertá-los sobre os riscos que eles correm”, explicou a secretária, acrescentando que um segundo empréstimo só deverá ser pego quando 80% do anterior estiver quitado. Deverá ser observado que os juros não poderão ultrapassar 2,14%. Outro alerta importante é de que as contas inativas devem ser canceladas para evitar cobranças de serviço.
- Outra preocupação é orientá-los quanto aos direitos do consumidor na Terceira Idade e da gratuidade do transporte para os maiores de 60 anos com renda até dois salários mínimos, além da gratuidade de duas vagas nos ônibus interestaduais e da garantia de que, preenchidas as vagas, o consumidor terá direito a 50% de desconto em qualquer outro assento -, destacou Rosângela.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/04/2026 18:17:31 Campos fecha fevereiro com saldo positivo na geração de empregos
- 06/04/2026 18:07:20 Ordem Pública já atua no Parque Aurora pelo Prefeitura em Ação deste sábado
- 06/04/2026 18:03:24 Assistência Social abre nesta terça inscrições para o 3º Baile de Debutantes
- 06/04/2026 16:57:29 Capacitação foca na promoção da saúde e redução de morte do trabalhador rural
- 06/04/2026 16:02:04 Agricultura e Asflucan fazem desobstrução dos pilares da Ponte do Gote
Campos fecha fevereiro com saldo positivo na geração de empregos
0604 18h03Assistência Social abre nesta terça inscrições para o 3º Baile de Debutantes
0604 18h07Ordem Pública já atua no Parque Aurora pelo Prefeitura em Ação deste sábado
0604 16h57Capacitação foca na promoção da saúde e redução de morte do trabalhador rural
0604 16h02Agricultura e Asflucan fazem desobstrução dos pilares da Ponte do Gote
Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
5Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
6Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos



















