Notícia no detalhe
Saneamento básico foi tema da reunião do Comudes
Representantes da empresa DRZ, vencedora de licitação estadual para elaboração do Plano Regional de Saneamento Básico com Base Municipalizada nas Modalidades Água, Esgoto e Drenagem Urbana, participaram da 17ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comudes), realizada na manhã desta segunda-feira (24) no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos (SCMC). A preparação deste plano vai ao encontro do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos (Plansab), instituído no mês de junho deste ano durante audiência pública do Comudes.
Segundo a secretária Executiva do Comudes, Maria Olímpia Lopes, trata-se da primeira visita técnica da empresa em Campos que explicou aos conselheiros os objetivos, metas e responsabilidades para a elaboração do Plano Regional que envolve 11 municípios pertencentes à Região Hidrográfica VII. São eles: Campos, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Sebastião do Alto e Trajano de Morais.
A arquiteta da DRZ, Márcia Bonnassar, explicou que todo o Plano Municipal de Saneamento Básico envolve o sistema de abastecimento de água, de tratamento de esgoto e drenagem urbana. “Saneamento básico é de fundamental importância para o desenvolvimento do município. Minimiza problemas de doenças, pois a cada R$ 1 gasto em saneamento, são descontados R$ 4 em medicina curativa”, disse.
Márcia ressaltou que a empresa já está realizando levantamento em Campos, além de estar se reunindo com vários setores para identificar o que está ocorrendo atualmente em todo município em termos de saneamento básico e realizar propostas futuras. “O Plano Regional tem um horizonte de 20 anos e é dividido em curto, médio e longo prazos”.
Encontro – A reunião de hoje (segunda-feira, dia 24) foi presidida pelo subprocurador do Município, Matheus da Silva José. Na ocasião, o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, leu o relatório da 2ª Conferência Municipal de Cultura e lembrou da eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura. Já o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, falou sobre a audiência pública para o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro do Município de Campos. A próxima reunião ordinária está prevista para acontecer no dia 29 de outubro.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















