Notícia no detalhe
Defesa Civil vistoria obras realizadas em Três Vendas
Nesta quinta-feira (06), o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, e o subsecretário, major Édison Pessanha, vão acompanhar, a partir das 9h, uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinda do Rio para vistoriar pontos na localidade de Três Vendas, zona rural de Campos, que foram submetidos a obras emergenciais de recuperação e reconstrução de diques. Os mesmos foram rompidos com as chuvas do final do ano passado e início de 2012 e provocaram alagamentos nos municípios de Campos e Cardoso Moreira, além da interrupção no tráfego da BR-356 (Campos-Itaperuna). A vistoria das obras, concluídas há cerca de um mês, terá ainda a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
— A Defesa Civil protocolou um documento alertando ao Inea de que não haviam sido realizadas todas as intervenções e, por isso, o órgão resolveu encaminhar técnicos do Rio para que possam verificar o trabalho que foi feito junto com o Dnit. As intervenções foram concluídas, mas o que pudemos constatar é que só houve reparo dos pontos rompidos durante a enchente. Mas e o reforço dos locais que estão fragilizados? Não houve e isso é preocupante, principalmente, com a proximidade do verão e do período de chuvas – salientou Pessanha.
Em agosto, preocupados com a segurança da comunidade de Três Vendas e para evitar que uma nova cheia do Rio Muriaé, que corta a localidade, atinja a população, desabrigando, a exemplo deste ano, mais de mil famílias, o secretário e o subsecretário municipal de Defesa Civil estiveram na localidade para vistoriar as obras e constataram a instalação de três galerias celulares pelo DNIT na BR-356 sem, no entanto, ser construída uma comporta. Além disso, à época, foi verificado que não havia sido executado o reforço do muro de proteção entre a rodovia federal e o Rio Muriaé.
A Defesa Civil Municipal solicitou, então, oficialmente, a intervenção do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF) nas obras que estavam sendo realizadas pelo INEA. O órgão estadual e o DNIT, órgão responsável pela recuperação da BR-356 (Campos-Itaperuna), também foram procurados, na ocasião, pela Defesa Civil para apresentar esclarecimentos quanto às ações executadas na localidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18