Notícia no detalhe
Ecoponto com mais de 25 mil pneus recolhidos
Com 25.245 pneus entregues, de junho a novembro de 2012, o Ecoponto retira os pneus do meio ambiente e ainda colabora com a prevenção de zoonoses, entre elas a dengue, transmitida pelo mosquito aedes aegypti. O pneu descartado de forma incorreta serve de criadouro do mosquito da dengue e ainda agride o meio em que se vive. Seu tempo de desintegração no ambiente chega a ser indeterminado, segundo ambientalistas. Por este motivo, a secretaria de Serviços Públicos disponibilizou o Ecoponto às empresas, donos de borracharia e população em geral, para que haja o descarte correto destes.
Através de uma parceria com a Reciclanip, representação nacional dos fabricantes de pneus, a secretaria de serviços públicos, recolhe uma média de 5 mil pneus por mês, sendo estes enviados a empresa CBL Comércio e Reciclagem de Borracha (parceira da Reciclanip). Estes pneus são encaminhados para a cidade de Nova Iguaçu, onde são triturados e servem como matéria prima para aquecer fornos de cimenteiras.
Só em novembro, foram 5.147 pneus recolhidos; em outubro 4.044; em setembro 6.105; em agosto 5.073; em julho 2.371 e em junho, mês de sua fundação, foram 2.505 entregues no Ecoponto e encaminhados à reciclagem. O diretor de Parques e Jardins, da secretaria de Serviços Públicos, Rubenildo Peçanha Barcelos, diz que o projeto vem acompanhando o objetivo inicial previsto.
- Toda semana saem cerca de um ou dois caminhões cheios aqui do Ecoponto, direto para a reciclagem. O intuito é que cada vez mais pessoas possam aderir ao projeto e com isso levar mais saúde à população e mais preservação ao Meio Ambiente- pontua Ruibenildo.
Os interessados em levar pneus ao Ecoponto podem se direcionar à avenida Antônio Carlos Chebabe, no antigo Ceasa, galpão D, box 35. O local está aberto de segunda à sexta-feira, de 8h às 13h.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 11:07:15 Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
- 09/09/2025 09:54:35 Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
- 09/09/2025 09:43:14 Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
- 09/09/2025 08:58:56 Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
- 09/09/2025 08:49:07 Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
0909 09h54Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
0909 09h43Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
0909 08h58Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
0909 08h49Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira