Notícia no detalhe
Acessibilidade pelos quatro cantos do município
A política de acessibilidade no município é prioridade em todas as intervenções que vem sendo realizadas ao longo dos quatro anos de governo. Todos os programas, entre eles, o Morar Feliz, Meu Bairro é Show, Bairro Legal, além de obras nas principais ruas e avenidas, áreas de lazer, reformas, construção de creches e escolas modelo, revitalização do Centro Histórico, são alguns dos exemplos da introdução da Lei Federal nº 10.098, que promove a acessibilidade para as pessoas que possuem mobilidade reduzida.
O coordenador de Infraestrutura da secretaria de Obra e Urbanismo, César Romero, diz que o município cumpre a lei federal de acessibilidade, mas também a promove como realização de políticas direcionadas ao maior conforto de pessoas portadoras de necessidades especiais. “O município cumpre uma lei, mas acima de tudo, promove a melhoria da qualidade de vida para a população e estes vem recebendo bem as intervenções realizadas no governo”, pontua.
A Lei Federal de acessibilidade estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção ao acesso das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida aos diferentes locais, mediante a extinção de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos. Nos 14 Conjuntos Habitacionais do Programa Morar Feliz, foram mais de 450 ruas abertas com rampas de acessibilidade, além de 10% das casas dos conjuntos serem adaptadas aos portadores de necessidades especiais, com acessórios e medidas específicas.
Além disso, nos programas Meu Bairro é Show, 1198 ruas foram recuperadas e todas receberam rampas, e em algumas delas houve construção de calçadas com intertravados (tijolinhos), que possibilitam a identificação das extremidades, auxiliando as pessoas de baixa ou nenhuma visão que caminham pelo local. Os 11 bairros atendidos pelo Programa Bairro Legal, também receberam tratamento com rampas e intertravados, inclusive, as 50 praças construídas e reformadas em todo o município.
Na educação, é essencial que todas as entradas facilitem a vida destes que precisam ser inclusos em todos os âmbitos da sociedade e que também recebem atenção especial do município, através da acessibilidade nas escolas e creches modelo construídas. São 29 novas unidades escolares modelo, oito são com verbas do governo federal e 21 com os recursos dos royalties do petróleo. Ao todo, são 11 unidades modelos já entregues à população, sendo quatro escolas e sete creches. Todas portam de acessibilidade, alcançando assim, todos os munícipes que dependem de métodos facilitadores para a locomoção facilitada.
Segundo dados da Empresa Municipal de Transportes (Emut), atualmente circulam pelas ruas de Campos, 60 ônibus com acessibilidade, de diversas empresas e divididos nas mais diversas linhas existentes. Com a realização da licitação para a criação de novas linhas, todos os ônibus deverão ser adaptados para receber os portadores de necessidades especiais, como vai determinar o edital, que deverá ser publicado nos próximos dias. Estes dados tornam a cidade de Campos um município ainda mais democrático, levando a todos os munícipes, sem restrição, os meios para locomoção a que tem direito.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18