Notícia no detalhe
Dengue: campanha reforça ações para evitar epidemia
Saúde, Obras e Urbanismo, Serviços Públicos, Educação e Coordenadoria de Posturas se reúnem, pelo terceiro ano consecutivo, para traçar as ações de combate à dengue em Campos. O trabalho de rotina de controle do mosquito transmissor, realizado durante todo o ano pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e o de diagnóstico da doença e atendimento aos pacientes, feito pelo Centro de Referência da Dengue (CRD), ganha o reforço das secretarias, em uma campanha municipal que objetiva evitar uma epidemia, que está sendo especulada para todo o Estado do Rio, em 2013.
Nesta terça-feira (8), o secretário Geraldo Venâncio (Saúde) se reuniu com outros gestores, como Edilson Peixoto (Obras), Zacarias Albuquerque (Serviços Públicos), Joílza Rangel (Educação), José de Ribamar Lima (Posturas), Eufrázio Lisboa (Coordenação Municipal da Dengue), César Salles (CCZ) e Luiz José de Souza (CRD), para definir a atuação de cada pasta na campanha. Foram marcados os cinco primeiros grandes mutirões de 2013: no próximo dia 18, em Farol de São Tomé; 5 de fevereiro, em Morro do Coco e Conselheiro Josino; 20 de fevereiro na Penha, Jóquei, Tarcisio Mirando e bairros vizinhos; e, no dia 16 de março, em toda região de Guarus.
- Os mutirões têm caráter mais educativo, porque o objetivo é conscientizar a população da importância de cada cidadão utilizar 10 minutos por semana para vistoriar seus quintais e eliminar materiais que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue. Isso porque, com toda a ação de governo para controle da dengue, só conseguimos erradicar 20% dos focos, porque os 80% restantes estão nas casas -, lembrou o secretário de Saúde.
O diretor do CRD apresentou os número da dengue, com 49 casos, todos do tipo 4, registrados este mês. Luiz José diz que Campos tem vantagens, como ter um Centro de Referência, que agiliza os exames laboratoriais para diagnósticos precoces, e ser único município com uma Sala de Situação da Dengue, que permite o acompanhamento, em tempo real, das notificações de casos por bairros, para desencadear as ações de bloqueio.
- Mas a realidade que se apresenta no Estado é de uma epidemia e, em Campos, pode não ser diferente. Assim, estamos intensificando a prevenção e a assistência, para evitar mortes. Embora o sorotipo 4 seja clinicamente semelhante ao da dengue clássica, de menor gravidade e levando a um índice menor de internações, o estado de cada paciente dependerá de suas condições de imunidade ou de comorbidades”, esclareceu o médico.
Já o diretor do CCZ explica que a ocorrência de uma epidemia está ligada a fatores climáticos e deslocamentos populacionais. Dos 49 casos deste ano, por exemplo, 14 foram em Morro do Coco, local de passagem de diversas pessoas. O CCZ atua o ano inteiro, mas o aumento de casos é preocupante. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) nos aponta onde estão as larvas do mosquito. Fazemos a vistoria de rotina nas casas, visitas periódicas; mas, num espaço de sete dias, é possível a proliferação de quatro novas gerações de mosquitos da dengue se reproduzindo. Por isso, precisamos do apoio da população”, conclui César Salles.
Mutirão em Farol – Dia 18, mais de 500 agentes do CCZ vão atuar na praia de Farol, no primeiro grande mutirão de combate à dengue. A Secretaria de Obras enviará homens e máquinas para a limpeza de terrenos baldios; Sefviços Público recolherá lixo e entulhos; Educação usará grupo da Animação Cultural e o Caminhão das Artes para atrair a participação de moradores e veranistas; Posturas terá equipe para notificar proprietários de terrenos que precisam ser limpos. “Serão 521 agentes de endemia para a vistoria de 13.308 imóveis em Farol, Xexé, Lagamar e Vila do Sol. A concentração será às 9h, na pracinha da rodoviária de Farol”, informou o coordenador do Programa da Dengue, Eufrázio Lisboa.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
- 07/01/2025 17:46:38 Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
- 07/01/2025 17:10:30 Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
- 07/01/2025 16:19:06 Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
0701 17h46Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
0701 17h10Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
0701 16h19Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
4Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro