Notícia no detalhe
Laboratório da UPH São José funciona em regime de plantão 12h
O Laboratório de Análises Clínicas da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José está funcionando, desde o dia 1º de janeiro deste ano, em regime de plantão de 12h. A ampliação do horário de atendimento do laboratório foi adotada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que administra a unidade, com o objetivo de aumentar o suporte para diagnóstico dos pacientes atendidos.
A UPH São José, referência no atendimento de urgência e emergência, na Baixada Campista, realiza uma média de 6.000 atendimentos por mês. O Laboratório de Análises Clínicas conta com oito profissionais plantonistas e está equipado para realização de diversos exames, como hemograma completo, glicose, colesterol total, triglicerídeos, cálcio, creatinina, ácido úrico, proteína total e frações, hemoglobina glicada (exame para monitoramento de paciente diabético), teste de sífilis, e teste rápido para diagnóstico de dengue, além de exames de fezes e urina.
O presidente da FMS, Sebastião Campista, esteve no laboratório da unidade na tarde de quarta-feira (09), acompanhado pelo chefe de gabinete da Fundação, Carlos Filipe Mocaiber. Sebastião disse que a ampliação do horário de funcionamento do laboratório faz parte da política da Fundação, de aumentar a resolutividade de suas Unidades Pré-Hospitalares.
— Estamos estruturando as unidades para que elas possam atender às demandas da população, sem necessidade de transferência e sobrecarga nos Hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus. A medida foi adotada neste momento, também, devido ao potencial aumento de atendimentos de urgência de pacientes que estão veraneando no Farol de São Thomé — pontuou Sebastião.
O responsável técnico do laboratório da UPH São José, Felipe Oliveira, disse que a ampliação do horário de funcionamento trouxe grande melhoria para a unidade. “Agora, os pacientes que procurarem o São José nos feriados e nos finais de semana terão suporte ambulatorial”, afirma.
O médico plantonista do São José, Tiago Costa Furtado, disse que a medida vai diminuir a transferência de pacientes para outros hospitais. “O paciente não precisará ser removido para realização de exames e terá um diagnóstico mais rápido. Mesmo que o paciente precise de transferência e internação, ele já vai ser encaminhado para a unidade final de atendimento com um diagnóstico fechado”, afirma o médico.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
2710 12h48E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















