Notícia no detalhe
Laboratório da UPH São José funciona em regime de plantão 12h
O Laboratório de Análises Clínicas da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José está funcionando, desde o dia 1º de janeiro deste ano, em regime de plantão de 12h. A ampliação do horário de atendimento do laboratório foi adotada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que administra a unidade, com o objetivo de aumentar o suporte para diagnóstico dos pacientes atendidos.
A UPH São José, referência no atendimento de urgência e emergência, na Baixada Campista, realiza uma média de 6.000 atendimentos por mês. O Laboratório de Análises Clínicas conta com oito profissionais plantonistas e está equipado para realização de diversos exames, como hemograma completo, glicose, colesterol total, triglicerídeos, cálcio, creatinina, ácido úrico, proteína total e frações, hemoglobina glicada (exame para monitoramento de paciente diabético), teste de sífilis, e teste rápido para diagnóstico de dengue, além de exames de fezes e urina.
O presidente da FMS, Sebastião Campista, esteve no laboratório da unidade na tarde de quarta-feira (09), acompanhado pelo chefe de gabinete da Fundação, Carlos Filipe Mocaiber. Sebastião disse que a ampliação do horário de funcionamento do laboratório faz parte da política da Fundação, de aumentar a resolutividade de suas Unidades Pré-Hospitalares.
— Estamos estruturando as unidades para que elas possam atender às demandas da população, sem necessidade de transferência e sobrecarga nos Hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus. A medida foi adotada neste momento, também, devido ao potencial aumento de atendimentos de urgência de pacientes que estão veraneando no Farol de São Thomé — pontuou Sebastião.
O responsável técnico do laboratório da UPH São José, Felipe Oliveira, disse que a ampliação do horário de funcionamento trouxe grande melhoria para a unidade. “Agora, os pacientes que procurarem o São José nos feriados e nos finais de semana terão suporte ambulatorial”, afirma.
O médico plantonista do São José, Tiago Costa Furtado, disse que a medida vai diminuir a transferência de pacientes para outros hospitais. “O paciente não precisará ser removido para realização de exames e terá um diagnóstico mais rápido. Mesmo que o paciente precise de transferência e internação, ele já vai ser encaminhado para a unidade final de atendimento com um diagnóstico fechado”, afirma o médico.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18