Notícia no detalhe
Farol recebe grande mutirão de combate à dengue de 2013
Mais de 500 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e equipes das secretarias de Obras e Serviços Públicos atuaram nesta sexta-feira (18) em Farol de São Tomé, em uma ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, que contou com o apoio de moradores e veranistas na verificação de criadouros. O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, destacou que o mutirão é uma ação de educação em saúde, para despertar a população para a questão da dengue no município e, assim, contar mais uma vez com a colaboração de todos para, a exemplo do que aconteceu em 2012, ser possível enfrentar ou minimizar o efeito de uma epidemia no município.
Em 2012, no mês de janeiro, tivemos 37 casos de dengue e, nas duas primeiras semanas deste ano, já registramos 151. A previsão é que esse número aumente significativamente até a próxima quarta-feira (23), quando divulgaremos novo boletim do Centro de Referência da Dengue. Com um índice de infestação do Aedes aegypti de 1.9, que aponta quase 80% dos criadouros da dengue nos quintais das casas, o importante é contarmos com cada cidadão para, juntos, trabalharmos a prevenção, especialmente, no primeiro trimestre de 2013, porque historicamente, em nosso município, os meses de pico da doença são abril, maio e junho”, falou o secretário.
Mutirões em todo o município - Farol foi escolhido para abrigar o primeiro grande mutirão de combate à dengue de 2013 devido à grande circulação de turistas na praia campista e, também, por estar com quase todos os imóveis ocupados durante o verão. O balanço do mutirão será divulgado pelo CCZ segunda-feira (21). A próxima região a receber a ação será a de Morro do Coco e Conselheiro Josino, dia 5 de fevereiro.
- As outras secretarias envolvidas nessa ação já estão atuando, naquela região, na limpeza de terrenos, recolhimento de entulhos e outros trabalhos. Em dezembro, o CCZ realizou três mutirões menores em Morro do Coco e continua com o trabalho de rotina nos distritos e em toda Campos. Mas frisamos que não há como o governo ganhar sozinho essa guerra e que pedimos a cada cidadão que utilize 10 minutos do seu tempo por semana, para eliminar de sua casa materiais, como uma simples tampinha de garrafa, que podem acumular água e abrigar a larva do mosquito da dengue - informa.
Coordenador municipal de Combate à Dengue, Eufrázio Lisboa, explica que o combate à dengue é contínuo. Os agentes de endemia vistoriando os imóveis e orientando os moradores sobre criadouros e sintomas da doença. Carros fumacês atuam no controle aeroespacial do mosquito transmissor a partir das 5h da manhã e as motofogs fazem o mesmo trabalho após as 20h. “Fumacês e motofogs têm um cronograma específico, porque visam a eliminar a fêmea do Aedes aegypti. Se ela picar uma pessoa com dengue, levará de 3 a 15 dias para se tornar uma transmissora da dengue e, por isso, esses equipamentos de controle do vetor não precisam passar todos os dias em um só local”.
Mesmo com as visitas dos agentes de endemia, a ação de cada cidadão é fundamental. “Cada um deve cuidar do seu espaço até que o agente do CCZ retorne a sua casa e, havendo suspeita de focos em imóveis fechados na vizinhança, pedimos que nos informem através do 0800.2828822, para desencadearmos as ações necessárias de bloqueio epidemiológico”, explicou.
Denúncia - Moradores da Visconde de Itaboraí, no Centro, denunciaram ao CCZ um imóvel fechado na mesma rua, que está com uma piscina com água parada. Equipe do CCZ esteve no local e, constatando o problema, oficiou a imobiliária responsável pelo imóvel, que abrigará um novo prédio. O engenheiro responsável foi contactado para que a piscina seja coberta com areia e seja aberta uma passagem para que os agentes de endemia possam realizar os procedimentos de controle da dengue e de roedores. O engenheiro concordou em tomar todas as providências, ficando a visita do CCZ para verificação agendada para esta segunda-feira (21).
Últimas Notícias adicionadas
- 01/11/2025 09:46:17 Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
- 01/11/2025 09:28:18 Cine Murundu: Alunos promovem curta com história de localidade
- 01/11/2025 08:32:57 Trânsito sofrerá alterações em virtude do Dia de Finados
- 31/10/2025 16:58:36 Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
- 31/10/2025 12:21:28 Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
0111 09h28Cine Murundu: Alunos promovem curta com história de localidade
0111 08h32Trânsito sofrerá alterações em virtude do Dia de Finados
3110 16h58Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
3110 12h21Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















