Notícia no detalhe
Inea não fecha comporta e Defesa Civil bombeia água
Devido a um problema operacional na comporta do Canal Cambaíba, que é administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), ligado ao Governo do Estado, um grande volume de água atingiu o canal secundário e está alagando áreas urbanas, como o bairro Estância da Penha. O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, diz que, para evitar que as águas atinjam o bairro Novo Jóquei, a Defesa Civil de Campos colocou equipes com máquinas retroescavadeiras e motobombas no local de topografia mais baixa, por onde a água começou a transbordar no canal secundário, próximo de terrenos baldios e algumas residências.
O secretário de Defesa Civil explica que, como o Canal de Cambaíba, que é gerido pelo Inea se encontra assoreado e com a comporta com problemas, a água não encontrou passagem e tomou o rumo do canal secundário, que tem função de drenar águas de chuvas daquela região, o que acabou resultando em seu transbordo e no alagamento da Estância da Penha.
O gerente regional do INEA, Renée Justen, informou que a comporta está emperrada e que durante o dia de terça-feira (22) vai buscar um mergulhador para tentar desobstruir os equipamentos da comporta para que a mesma possa ser fechada e vedar a entrada da água do Rio Paraíba do Sul no Canal Cambaíba, que alaga o secundário, provocando alagamento na Estância da Penha e implica em risco de atingir parte do Novo Jóquei.
- Estamos com equipes de plantão, operando as bombas e com a retroescavadeira, para o caso de alguma emergência. Já fizemos um barramento no ponto de transbordamento e colocamos as bombas para drenar a água de volta para o canal. Mas o problema se agrava, porque o Inea ainda não solucionou o problema da comporta e grande volume de água do Rio Paraíba do Sul continua entrando com forte correnteza no Canal Cambaíba, que por estar assoreado em vários pontos, não tem passagem da água para a Baixada Campista e, por isso, a água fica represada e sobe. Se o Inea não adotar providências rapidamente, o barramento não terá mais eficiência e a água poderá subir mais ainda e atingir no bairro Novo Jóquei - alerta o secretário da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















