Notícia no detalhe
Focos da dengue nas casas continuam sendo grande vilão
“O país inteiro vivencia o risco de uma epidemia de dengue do tipo 4 e o grande vilão da doença, conforme levantamentos nacionais do índice de infestação do Aedes aegypti, continua sendo os focos do mosquito transmissor encontrados nas residências. Em Campos, esse índice é de 79,5%”. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (23), quando foi divulgado novo balanço da dengue em Campos, com os números oficiados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
Até terça-feira, dia 22 de janeiro, foram notificados 437 casos da doença e, destes, 311 confirmados e 126 suspeitos, com a prevalência quase absoluta do sorotipo 4 e nove internações. Diferente do previsto, o novo tipo da dengue está atingindo mais os adultos. Dos casos registrados, cinco envolveram crianças de até 8 anos de idade, enquanto 261 casos incidiram em pessoas com idade acima de 21 anos.
“No Estado do Rio, a grande preocupação é com municípios do Noroeste Fluminense e do entorno da capital que, considerando o número de habitantes, apresentam um índice mais alto de casos. Em Campos, para fortalecer os trabalhos de prevenção da dengue, a Prefeitura vai deflagrar uma campanha institucional, a fim de mobilizar toda a sociedade para o trabalho de erradicação dos focos do mosquito. Ao mesmo tempo, por sermos pólo regional de Saúde e esperarmos o pico da doença para o segundo trimestre, estamos também fortalecendo a assistência, inclusive com contingenciamento de leitos, para atendimento aos casos mais graves”, explicou o secretário.
Balanço – Participaram da coletiva, com o secretário de Saúde, o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza; o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles e o superintendente de Saúde Coletiva e diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury. Os bairros e distritos com mais casos da doença são Morro do Coco (50 casos); Centro (26); Conselheiro Josino (16); Jóquei (12); Turfe (12) e Parque Leopoldina (11).
“Estudos demonstram que 90% da população sabem como evitar a dengue e, no entanto, mais de 50% não tem ciência de que, se o vizinho não fizer esse mesmo trabalho de erradicação dos focos, o trabalho não terá eficácia, pois qualquer lixo acumulado, qualquer tampinha que acumula água pode virar um criadouro. Quanto a incidência por bairros, explicamos que a dengue se espalha como uma nuvem e esses são locais de grande mobilidade. Temos um novo tipo de dengue para o qual toda a população está suscetível e, sob o critério epidemiológico, é natural que o vírus se espalhe e que os casos comecem pelos adultos. A previsão é que tenhamos menos casos de mais gravidade e mais pessoas procurando os serviços de saúde”, esclareceu o superintendente de Saúde Coletiva.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18