Notícia no detalhe
Focos da dengue nas casas continuam sendo grande vilão
“O país inteiro vivencia o risco de uma epidemia de dengue do tipo 4 e o grande vilão da doença, conforme levantamentos nacionais do índice de infestação do Aedes aegypti, continua sendo os focos do mosquito transmissor encontrados nas residências. Em Campos, esse índice é de 79,5%”. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (23), quando foi divulgado novo balanço da dengue em Campos, com os números oficiados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
Até terça-feira, dia 22 de janeiro, foram notificados 437 casos da doença e, destes, 311 confirmados e 126 suspeitos, com a prevalência quase absoluta do sorotipo 4 e nove internações. Diferente do previsto, o novo tipo da dengue está atingindo mais os adultos. Dos casos registrados, cinco envolveram crianças de até 8 anos de idade, enquanto 261 casos incidiram em pessoas com idade acima de 21 anos.
“No Estado do Rio, a grande preocupação é com municípios do Noroeste Fluminense e do entorno da capital que, considerando o número de habitantes, apresentam um índice mais alto de casos. Em Campos, para fortalecer os trabalhos de prevenção da dengue, a Prefeitura vai deflagrar uma campanha institucional, a fim de mobilizar toda a sociedade para o trabalho de erradicação dos focos do mosquito. Ao mesmo tempo, por sermos pólo regional de Saúde e esperarmos o pico da doença para o segundo trimestre, estamos também fortalecendo a assistência, inclusive com contingenciamento de leitos, para atendimento aos casos mais graves”, explicou o secretário.
Balanço – Participaram da coletiva, com o secretário de Saúde, o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza; o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles e o superintendente de Saúde Coletiva e diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury. Os bairros e distritos com mais casos da doença são Morro do Coco (50 casos); Centro (26); Conselheiro Josino (16); Jóquei (12); Turfe (12) e Parque Leopoldina (11).
“Estudos demonstram que 90% da população sabem como evitar a dengue e, no entanto, mais de 50% não tem ciência de que, se o vizinho não fizer esse mesmo trabalho de erradicação dos focos, o trabalho não terá eficácia, pois qualquer lixo acumulado, qualquer tampinha que acumula água pode virar um criadouro. Quanto a incidência por bairros, explicamos que a dengue se espalha como uma nuvem e esses são locais de grande mobilidade. Temos um novo tipo de dengue para o qual toda a população está suscetível e, sob o critério epidemiológico, é natural que o vírus se espalhe e que os casos comecem pelos adultos. A previsão é que tenhamos menos casos de mais gravidade e mais pessoas procurando os serviços de saúde”, esclareceu o superintendente de Saúde Coletiva.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















