Notícia no detalhe
Tai chi chuan melhora a qualidade de vida dos idosos
Está comprovado cientificamente que a prática regular do tai chi chuan proporciona vários benefícios, como o fortalecimento muscular e das articulações e a melhora da capacidade respiratória e cardiovascular. A informação é do professor do Clube da Terceira Idade, Paulo Roberto Cordeiro. Os alunos têm idade entre 60 e 74 anos.
- Além dos benefícios físicos, o tai chi chuan trabalha muito o estado emocional, melhorando a síndrome do pânico, a depressão e o estresse. A arte milenar chinesa visa trazer a harmonia do ser humano como um todo: aumenta a concentração, melhora a memória, a capacidade de locomoção e o equilíbrio. Por ser uma atividade de baixo impacto, é apropriada para os idosos – ressalta Paulo.
As aulas acontecem as terças e quintas-feiras, das 9h às 10h. “Temos um aluno que teve um acidente vascular cerebral (AVC). Quando ele chegou aqui, estava começando a ter mobilidade, com muleta. Hoje, ele está voltando a dançar, começando e se integrar. Está com a autoestima maior e com mais disposição para as atividades físicas e intelectuais”, conta o professor.
A pensionista Josefa da Silva Paes, 62 anos, está na aula de tai chi chuan há seis meses e destaca os benefícios. “O tai chi chuan mudou a minha vida para melhor. Eu não aguentava abaixar, não conseguia subir escada e dançar. Hoje eu subo e desço cinco andares. Tenho arritmia cardíaca, fiz os exames em dezembro e está tudo bem. O tai chi chuan trabalha o emocional, a gente faz amizades, é muito bom”, afirma.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18