Notícia no detalhe
Terminal Pesqueiro traz diretor do Ministério da Pesca a Campos
O projeto de elaboração e implantação do primeiro terminal pesqueiro público do Estado do Rio de Janeiro foi o principal assunto do encontro do diretor de infraestrutura e logística do Ministério da Pesca e Aquicultura, Jorge Francisco da Silva Júnior com a Prefeita Rosinha Garotinho na tarde desta terça-feira (19). Em visita técnica ao município desde segunda-feira (18), o representante federal sinalizou positivamente para o estudo conjunto voltado à construção do empreendimento na região do Farol de São Tomé.
— Vamos criar um comitê gestor de modo a iniciar um projeto a quatro mãos, visando apresentarmos ao Ministério da Pesca e Aquicultura um documento que se enquadre em suas exigências, obedecendo ao padrão proposto pelo órgão federal. No primeiro momento, vamos iniciar o estudo de uma área para a construção do terminal e, quando definido o espaço, desapropriá-lo e criar o projeto com base nele – adiantou a prefeita.
Para Jorge Francisco, é grande a possibilidade de instalação de um grande empreendimento na região, tendo em vista, segundo ele, o potencial, principalmente, na geração de pescado, por sua vez, o camarão. De acordo com o diretor de infraestrutura e logística, as atividades de pesca e aquicultura no Brasil é latente e a região litorânea do Norte Fluminense tem grande potencial nessas atividades, favorecendo a implantação de um terminal pesqueiro público. No Estado do Rio, conforme lembrou, existe apenas um Centro Integrado de Pesca Artesanal, instalado em São Gonçalo.
— O terminal pesqueiro aparece como um empreendimento para guardar, preservar e distribuir essa riqueza. Além disso, fomenta capacitações, desenvolve atividades e executa muitos outros projetos para o desenvolvimento. No terminal, será possível beneficiar e comercializar pescado conforme o decreto-lei 5231/2004, único a tratar especificamente de terminal pesqueiro.
A visita do representante do Ministério da Pesca e Aquicultura foi resultado da audiência realizada em Brasília, no dia 28 de janeiro deste ano, quando a prefeita e secretários foram recebidos pelo Ministro da Pesca, Marcelo Crivella. No encontro, Rosinha Garotinho havia destacado a importância de dotar o Farol de São Tomé de um moderno terminal, para valorizar a atividade pesqueira. A reunião em Brasília também serviu para discutir linhas de crédito para financiar projetos produtivos, individuais e coletivos, tanto para pesca quanto para a aquicultura.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















