Notícia no detalhe
Assistência a pacientes com dengue ampliada com CRD 2 no HGG
Campos está ampliando a rede de assistência especializada para atendimento a pacientes com dengue. Desde junho do ano passado, quando o sorotipo 4 da dengue entrou em circulação no município, a Secretaria de Saúde trabalha com a previsão de uma epidemia em 2013, epidemia que já começa a se configurar. Com o trabalho de prevenção reforçado pelo município desde 2011, a Prefeitura solicitou esta semana o apoio do Estado para intensificar o atendimento a pacientes com dengue. Na manhã desta quinta-feira (21), o secretário Geraldo Venâncio recebeu o superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.
Após avaliar uma parte do Hospital Geral de Guarus (HGG), o superintendente liberou equipamentos e insumos para a implantação de um centro de hidratação, uma unidade que funcionará como o segundo Centro de Referência da Dengue, o CRD 2. Os equipamentos chegam nesta sexta-feira (22).
Venâncio e Chieppe se reuniram com o superintendente de Saúde Coletiva e de Vigilância Epidemiológica de Campos, Charbell Kury; o diretor do Programa Municipal da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eufrázio Lisboa; o diretor do CRD, Luiz José de Souza; a assessora técnica da Saúde Coletiva, Flávia Rabello; o coordenador de Vigilância em Saúde Regional Norte, Fábio Conceição, e o presidente da Câmara Municipal, Edson Batista.
- Observamos uma grande transmissão de dengue nos municípios do interior. Campos está capacitado para o atendimento aos pacientes, mas é esperado um aumento considerável do número de casos, com um pico da doença podendo ocorrer a partir do próximo mês, e viemos dar apoio para as estratégias de contingência do município. A ideia é estruturar alguns locais para referência de atendimento a pacientes com dengue, montar centros de hidratação e organizar o fluxo desses pacientes, para evitar óbitos -, explicou o superintendente da Vigilância em Saúde Estadual.
O secretário de Saúde e os demais especialistas apresentaram a Chieppe a situação epidemiológica de Campos, para uma avaliação do nível de epidemia no município. “Hoje, temos 1.007 casos de dengue confirmados e mais de 1.600 notificados, incluindo os clínicos epidemiológicos, que ainda não têm confirmação de dengue, mas que também são notificados ao Estado para a avaliação de uma situação de surto ou epidemia. O superintendente concorda com a previsão do município de que, até o final de junho, tenhamos cerca de 20 mil casos clínicos epidemiológicos em Campos”, contou Venâncio.
O superintendente de Saúde Coletiva disse que a visita de Chieppe oficializou o apoio da Saúde Estadual. “O município trabalha com estratégias para prevenção da dengue e assistência aos pacientes. Na prevenção, temos o CCZ com um número considerável de agentes de endemias atuando em Campos e uma série de ações sendo desenvolvidas em parceria com outras secretarias. Na assistência, colocamos em ação o “plano A” de capacitar os profissionais da rede e estruturar todas as unidades de emergência para o atendimento adequado e diagnóstico precoce. O “plano B” é esse, de implantar um CRD no HGG, ante o aumento expressivo de casos e, ainda temos, junto com o Estado, a possibilidade de, acionando “o plano C”, implantar outro centro de hidratação na UPA”, contou.
Avaliação – O secretário de Saúde de Campos e o superintende estadual de Vigilância em Saúde avaliaram o espaço para o CRD 2 no HGG, acompanhados de especialistas e do diretor do hospital, José Manoel Moreira. “Amanhã mesmo enviaremos 15 poltronas de hidratação e demais equipamentos e medicamentos para o Centro de Hidratação, que terá capacidade para atender um grande volume de pacientes. Com isso, buscamos garantir a porta de acesso à assistência especializada, desde o tratamento com hidratação venosa e todo o acompanhamento do paciente, até a melhora. Este será o segundo centro de hidratação de Campos, pois um já funciona no Centro de Referência da Dengue, mas será o primeiro que implantamos na Região Norte e 18° do Estado. Acredito que leve uma semana para as adaptações necessárias e, depois, já comece o atendimento, com pessoal – médicos, enfermeiros e técnicos - que o município direcionar para cá”, concluiu Chieppe.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















