Notícia no detalhe
Secretaria vai percorrer o município com gabinete itinerante
Gestão democrática e acessível a todos. É assim que é definido o novo projeto da secretaria municipal da Família e Assistência Social, pioneiro no interior do estado do Rio, principalmente em se tratando de uma secretaria. O novo projeto será lançado na próxima semana, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Goitacazes, onde existe um índice de vulnerabilidade alto em relação aos demais bairros e, ainda, onde se constata uma quantidade de jovens cumprindo medidas socioeducativas.
O gabinete itinerante pretende percorrer todos os equipamentos que compõem a secretaria – Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Serviço de Proteção Social para Pessoas Portadoras de Deficiência, Centro Dia, Colônia de Férias da Terceira Idade, cerca de 70 núcleos do Projovem Adolescente e 30 do Peti, núcleos do Programa de Inclusão Produtiva, entre outros. E, ainda, os 12 conjuntos residenciais do Programa Morar Feliz, espalhados pelo município.
A idéia, segundo a secretária Izaura Freire, é aproximar as pessoas cada vez mais do governo, especialmente, da secretaria, levando-se em consideração que é impossível o gestor atender a todos de forma urgente, tanto servidores quanto usuários. E todos, acrescenta a secretária, querem esse contato que, às vezes, fica inviável pelas demandas de trabalho do dia a dia do gestor.
- A Prefeita Rosinha Garotinho determinou que façamos este trabalho como forma de interação entre poder público e comunidade. Pretendemos seguir um calendário de visitas, que não serão previamente marcadas e vão acontecer de acordo com a necessidade de cada equipamento. Neste dia vamos, também, poder levantar todas as necessidades e problemas que possam existir no local, além de apresentar nossos serviços – afirma a secretária.
O projeto vai funcionar da seguinte forma: a secretária irá atender servidores que tiverem alguma pendência a tratar e, também, usuários que, porventura, quiserem tirar alguma dúvida, mas após terem passado pela equipe técnica do equipamento. Neste dia, a secretária vai despachar neste local, podendo, de acordo com a necessidade, até levar algum integrante da equipe de trabalho junto com ela.
- Estaremos no local conversando com a coordenação, equipe de referência e usuários para, juntos, decidirmos a estratégia que poderá adotada neste Cras. Também começaremos a tratar a metodologia da busca ativa, mecanismo que visa a identificação do território, suas especificidades, carências e potencialidades para adequação dos serviços já implantados ou que ainda serão, de acordo com a demanda – finaliza Izaura Freire.
Em Campos – O projeto Gabinete Itinerante é desenvolvido, especialmente, por vereadores, governadores e deputados e nunca por secretários municipais. No ano passado, a secretaria municipal da Família e Assistência deu início ao projeto Cras Itinerante, que percorre os conjuntos habitacionais do Morar Feliz.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















