Notícia no detalhe
Espaço de Apoio à Aprendizagem já atendeu mais de mil alunos
O Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem (EMAA), da Secretaria Municipal de Educação (Smec), já atendeu mais de mil alunos. O projeto atende não só aos alunos, mas aos pais e professores deles, através do projeto, que tem o objetivo de atender crianças com dificuldade de aprendizagem, dislexia, déficit de atenção, entre outros transtornos, auxiliando a criança a deslanchar na aprendizagem e também na questão da dificuldade de linguagem, caso o problema não seja relacionado à saúde.
O projeto conta com uma equipe de profissionais qualificados, como psicólogas, fonoaudiólogas, psicopedagogas e fisioterapeutas, para atender a demanda dos alunos, além de trabalhos complementares de musicoterapia. “Orientamos os professores e pais dos alunos sobre como lidar com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, para que estes alunos tenham um bom desenvolvimento escolar”, frisa a diretora do Departamento Multiprofissional da Smec, Rita Chardelli.
Segundo a dona de casa, Jociana Magalhães Marques, de 32 anos, este trabalho melhorou o desenvolvimento das filhas dela, que têm necessidades especiais, no aprendizado escolar. “Minhas filhas melhoram muito e evoluíram, depois dos atendimentos. Elas tinham muita dificuldade na leitura e na escrita e agora, dá pra ver que avançaram muito”, conta a mãe de Ana Carolina, de 12 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, de Travessão; e de Karolyne, de 10 anos, aluna do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAAI), da Escola Municipal José Giró Faísca, também situada em Travessão.
A fonoaudióloga Isabela Brandt destaca que o trabalho do EMAA é feito a partir da análise dos relatórios enviados pelas professoras das escolas da rede. Caso existam alunos com dificuldade no aprendizado, é marcada uma entrevista entre a psicóloga, os pais ou responsáveis e o aluno.
- É um atendimento diferenciado de uma unidade básica de saúde, pois atuamos através desta interlocução com a escola. Assim, será mais fácil identificar qual a necessidade de cada aluno - explica a fonoaudióloga, ressaltando que são realizadas visitas periodicamente às escolas, a fim de observar as necessidades das unidades.
O Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Lacerda Sobrinho, anexo à Escola Municipal Cemstiac, no Centro. O EMAA foi criado em 2010.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira