Notícia no detalhe
Espaço de Apoio à Aprendizagem já atendeu mais de mil alunos
O Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem (EMAA), da Secretaria Municipal de Educação (Smec), já atendeu mais de mil alunos. O projeto atende não só aos alunos, mas aos pais e professores deles, através do projeto, que tem o objetivo de atender crianças com dificuldade de aprendizagem, dislexia, déficit de atenção, entre outros transtornos, auxiliando a criança a deslanchar na aprendizagem e também na questão da dificuldade de linguagem, caso o problema não seja relacionado à saúde.
O projeto conta com uma equipe de profissionais qualificados, como psicólogas, fonoaudiólogas, psicopedagogas e fisioterapeutas, para atender a demanda dos alunos, além de trabalhos complementares de musicoterapia. “Orientamos os professores e pais dos alunos sobre como lidar com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, para que estes alunos tenham um bom desenvolvimento escolar”, frisa a diretora do Departamento Multiprofissional da Smec, Rita Chardelli.
Segundo a dona de casa, Jociana Magalhães Marques, de 32 anos, este trabalho melhorou o desenvolvimento das filhas dela, que têm necessidades especiais, no aprendizado escolar. “Minhas filhas melhoram muito e evoluíram, depois dos atendimentos. Elas tinham muita dificuldade na leitura e na escrita e agora, dá pra ver que avançaram muito”, conta a mãe de Ana Carolina, de 12 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, de Travessão; e de Karolyne, de 10 anos, aluna do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAAI), da Escola Municipal José Giró Faísca, também situada em Travessão.
A fonoaudióloga Isabela Brandt destaca que o trabalho do EMAA é feito a partir da análise dos relatórios enviados pelas professoras das escolas da rede. Caso existam alunos com dificuldade no aprendizado, é marcada uma entrevista entre a psicóloga, os pais ou responsáveis e o aluno.
- É um atendimento diferenciado de uma unidade básica de saúde, pois atuamos através desta interlocução com a escola. Assim, será mais fácil identificar qual a necessidade de cada aluno - explica a fonoaudióloga, ressaltando que são realizadas visitas periodicamente às escolas, a fim de observar as necessidades das unidades.
O Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Lacerda Sobrinho, anexo à Escola Municipal Cemstiac, no Centro. O EMAA foi criado em 2010.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18