Notícia no detalhe
Gestores também vão atuar no combate à dengue
A dengue foi tema de mais uma reunião na tarde desta quarta-feira (27). Informações sobre como evitar a formação de focos do mosquito Aedes Aegypti e onde buscar atendimento quando surgirem os sintomas da doença foram repassadas a encarregados de Unidades Básicas de Saúde (UBS), supervisores de bairros e a gestores ou representantes de todas as secretarias municipais, juntamente com o alerta da situação da dengue em Campos.
O objetivo é que os participantes da reunião atuem como multiplicadores das informações em seus postos de trabalho e junto às suas comunidades também, verificando semanalmente, nestes locais, o acúmulo de materiais que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
O secretário de Governo, Suledil Bernardino, explicou que o combate à dengue é um dever de todos, lembrando que desde 2011 a Prefeitura realiza a campanha “Dengue mata – não deixe que o mosquito vire um pesadelo na sua vida”.
- Campos é o maior município do Estado do Rio e não podemos nos acomodar e contar apenas com as vistorias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para conter a doença, que está sendo transmitida por um sorotipo novo, o vírus do tipo 4, para o qual ainda não temos imunidade. Então, é preciso que cada um verifique sua casa, imóveis e terrenos próximos, o local de trabalho, para evitar deixar latas, potes, tampinhas de garrafa ou qualquer material que possa guardar a larva do Aedes Aegyiti, que leva em média 10 dias para eclodir e proliferar novos mosquitos – alerta.
Suledil chamou a atenção dos secretários presentes, para que a vistoria seja ainda mais intensa nas sedes dos órgãos públicos municipais. Ele citou relatos do CCZ sobre larvas encontradas em lugares inusitados, como reservatórios para degelo de geladeiras, ar refrigerado e bebedouros.
- Toda a estrutura do governo municipal participa do enfrentamento do mosquito da dengue, com mutirões diários em diversos bairros, limpeza de terrenos, recolhimento de lixo, e precisamos fazer mais e mostrar a população que somos servidores públicos, mas primeiramente, como cidadãos, estamos envolvidos e cumprimos nosso dever de combater a dengue individualmente, como forma de nos proteger e proteger nossas famílias e vizinhos de uma doença que maltrata muito”, concluiu Suledil, lembrando o provérbio chinês “Se cada um varrer a frente de sua casa, a rua inteira ficará limpa”.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18