Notícia no detalhe
Gestores também vão atuar no combate à dengue
A dengue foi tema de mais uma reunião na tarde desta quarta-feira (27). Informações sobre como evitar a formação de focos do mosquito Aedes Aegypti e onde buscar atendimento quando surgirem os sintomas da doença foram repassadas a encarregados de Unidades Básicas de Saúde (UBS), supervisores de bairros e a gestores ou representantes de todas as secretarias municipais, juntamente com o alerta da situação da dengue em Campos.
O objetivo é que os participantes da reunião atuem como multiplicadores das informações em seus postos de trabalho e junto às suas comunidades também, verificando semanalmente, nestes locais, o acúmulo de materiais que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
O secretário de Governo, Suledil Bernardino, explicou que o combate à dengue é um dever de todos, lembrando que desde 2011 a Prefeitura realiza a campanha “Dengue mata – não deixe que o mosquito vire um pesadelo na sua vida”.
- Campos é o maior município do Estado do Rio e não podemos nos acomodar e contar apenas com as vistorias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para conter a doença, que está sendo transmitida por um sorotipo novo, o vírus do tipo 4, para o qual ainda não temos imunidade. Então, é preciso que cada um verifique sua casa, imóveis e terrenos próximos, o local de trabalho, para evitar deixar latas, potes, tampinhas de garrafa ou qualquer material que possa guardar a larva do Aedes Aegyiti, que leva em média 10 dias para eclodir e proliferar novos mosquitos – alerta.
Suledil chamou a atenção dos secretários presentes, para que a vistoria seja ainda mais intensa nas sedes dos órgãos públicos municipais. Ele citou relatos do CCZ sobre larvas encontradas em lugares inusitados, como reservatórios para degelo de geladeiras, ar refrigerado e bebedouros.
- Toda a estrutura do governo municipal participa do enfrentamento do mosquito da dengue, com mutirões diários em diversos bairros, limpeza de terrenos, recolhimento de lixo, e precisamos fazer mais e mostrar a população que somos servidores públicos, mas primeiramente, como cidadãos, estamos envolvidos e cumprimos nosso dever de combater a dengue individualmente, como forma de nos proteger e proteger nossas famílias e vizinhos de uma doença que maltrata muito”, concluiu Suledil, lembrando o provérbio chinês “Se cada um varrer a frente de sua casa, a rua inteira ficará limpa”.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















