Notícia no detalhe
Inauguração de CRD II e Mutirão em um dia de combate à Dengue
Nesta segunda-feira (04), a Prefeitura deu continuidade aos reforços nas ações de prevenção e combate à dengue no município. Além da inauguração do polo 2 do Centro de Referência da Dengue (CRD II), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou mutirões nos bairros Parque Alvorada, Donana, Ururaí, Parque Aldeia, Nova Brasília, XV de Novembro, Zuza Mora e Santa Rosa.
No primeiro dia de funcionamento, o polo 2 do CRD registrou grande movimento. O diretor do Centro, Luiz José de Souza, alertou que este ano o Brasil deverá ter a maior epidemia de dengue dos últimos anos, já totalizando, este mês, 204 mil casos.
— Nos estados e municípios a situação não deverá ser diferente, por isso, Campos, a exemplo do que fez com a prevenção, está organizando e fortalecendo a assistência médica aos munícipes. O município tem um Centro de Referência que não há em nenhum outro lugar do país, forte especialmente no diagnóstico referencial da dengue, destacou o diretor.
Outra especialista que elogia a assistência prestada em Campos é a pesquisadora titular da Fiocruz e PHD em Epidemiologia pelo Instituto Pasteur, da França, Luzia Pinto. “Em nome da Fiocruz, agradecemos a Campos por ser o único município do Norte e Noroeste do Estado a realizar exames confirmatórios da dengue através de convênio do CRD com a rede particular, dando um grande suporte ao laboratório estadual, que fica incumbido apenas dos exames de sorologia, para especificar o sorotipo da dengue, e reduzindo nossa demanda principalmente em situações de surtos e epidemias em vários municípios fluminenses”.
Prevenção – Na quarta-feira (06), os agentes de endemia, que foram direcionados para o trabalho extra ao de rotina do CCZ, permanecem com as ações nos bairros trabalhados nesta segunda-feira (04) e estendem o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti ao Parque Guarus e ao Novo Mundo.
Nesta segunda (04), uma das casas visitadas no Parque Alvorada foi a de Eunízia Santos de Abreu, que recebeu os agentes e disse que acha o trabalho importantíssimo. “Temos que receber os agentes e fazer a nossa parte, porque ninguém está livre da Dengue e não podemos descuidar, para não termos ninguém da família doente. Aqui em casa, até cascas de ovos eu amasso antes de colocar no lixo”, disse a senhora, dando exemplo.
A população deve estar atenta e consciente, cada um fazendo a sua parte evitando acumular água em qualquer lugar, fechando as caixas d’água e recebendo os agentes que batem à sua porta.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















