Notícia no detalhe
Inauguração de CRD II e Mutirão em um dia de combate à Dengue
Nesta segunda-feira (04), a Prefeitura deu continuidade aos reforços nas ações de prevenção e combate à dengue no município. Além da inauguração do polo 2 do Centro de Referência da Dengue (CRD II), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou mutirões nos bairros Parque Alvorada, Donana, Ururaí, Parque Aldeia, Nova Brasília, XV de Novembro, Zuza Mora e Santa Rosa.
No primeiro dia de funcionamento, o polo 2 do CRD registrou grande movimento. O diretor do Centro, Luiz José de Souza, alertou que este ano o Brasil deverá ter a maior epidemia de dengue dos últimos anos, já totalizando, este mês, 204 mil casos.
— Nos estados e municípios a situação não deverá ser diferente, por isso, Campos, a exemplo do que fez com a prevenção, está organizando e fortalecendo a assistência médica aos munícipes. O município tem um Centro de Referência que não há em nenhum outro lugar do país, forte especialmente no diagnóstico referencial da dengue, destacou o diretor.
Outra especialista que elogia a assistência prestada em Campos é a pesquisadora titular da Fiocruz e PHD em Epidemiologia pelo Instituto Pasteur, da França, Luzia Pinto. “Em nome da Fiocruz, agradecemos a Campos por ser o único município do Norte e Noroeste do Estado a realizar exames confirmatórios da dengue através de convênio do CRD com a rede particular, dando um grande suporte ao laboratório estadual, que fica incumbido apenas dos exames de sorologia, para especificar o sorotipo da dengue, e reduzindo nossa demanda principalmente em situações de surtos e epidemias em vários municípios fluminenses”.
Prevenção – Na quarta-feira (06), os agentes de endemia, que foram direcionados para o trabalho extra ao de rotina do CCZ, permanecem com as ações nos bairros trabalhados nesta segunda-feira (04) e estendem o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti ao Parque Guarus e ao Novo Mundo.
Nesta segunda (04), uma das casas visitadas no Parque Alvorada foi a de Eunízia Santos de Abreu, que recebeu os agentes e disse que acha o trabalho importantíssimo. “Temos que receber os agentes e fazer a nossa parte, porque ninguém está livre da Dengue e não podemos descuidar, para não termos ninguém da família doente. Aqui em casa, até cascas de ovos eu amasso antes de colocar no lixo”, disse a senhora, dando exemplo.
A população deve estar atenta e consciente, cada um fazendo a sua parte evitando acumular água em qualquer lugar, fechando as caixas d’água e recebendo os agentes que batem à sua porta.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
- 07/01/2025 17:46:38 Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
- 07/01/2025 17:10:30 Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
- 07/01/2025 16:19:06 Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
- 07/01/2025 12:57:05 Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
0701 17h46Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
0701 17h10Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
0701 16h19Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
0701 12h57Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador