Notícia no detalhe
Cidac e Fidesc discutem implantação da Infovia do Saber
Membros do Fórum Interinstitucional dos Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc) se reuniram com o gerente e o diretor de tecnologia do Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal e Robson Colla, respectivamente, para discutir quais serão os próximos passos para a implantação da Infovia do Saber. O projeto, que faz parte do programa Campos Cidade Digital Criativa, vai permitir que todas as 13 universidades do município tenham a possibilidade de compartilhar seus produtos científicos e culturais entre si e com a sociedade.
A reunião aconteceu nesta quarta-feira (13), na sede do Fidesc, na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), e contou com a presença de representantes do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), IseCensa e FMC.
De acordo com o gerente do Cidac, Ranulfo Vidigal, a parceria das universidades com a prefeitura vai ser fundamental para a articulação de uma economia diversificada no município.
— Hoje Campos é dependente dos royalties do petróleo, o qual estamos na iminência de perder. Além de lutarmos pelos nossos direitos constitucionais, é importante que o município de Campos também pense no “day after”, em como a nossa cidade vai sobreviver sem esse recurso. Acredito que a saída é investir no programa Campos Cidade Digital Criativa e, para isso, precisamos também do apoio das instituições de ensino — disse.
O diretor do IFF Campos-Centro, Jefferson Azevedo. “As universidades não podem apenas formar os profissionais, mas também, devem ajudar a pensar no desenvolvimento da região. Campos tem o privilégio de possuir um conjunto tão abrangente de universidades, devemos utilizar isso para realizar uma matriz econômica de diferentes vertentes”, falou.
Segundo Robson Colla, o próximo passo para a continuidade do projeto é a resposta das universidades, com as considerações individuais de cada uma, que serão analisadas pelo Cidac. Posteriormente, será a vez da aquisição do material para “puxar” a fibra ótica implantada pela prefeitura, para dentro das instituições.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação