Notícia no detalhe
Cidac e Fidesc discutem implantação da Infovia do Saber
Membros do Fórum Interinstitucional dos Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc) se reuniram com o gerente e o diretor de tecnologia do Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal e Robson Colla, respectivamente, para discutir quais serão os próximos passos para a implantação da Infovia do Saber. O projeto, que faz parte do programa Campos Cidade Digital Criativa, vai permitir que todas as 13 universidades do município tenham a possibilidade de compartilhar seus produtos científicos e culturais entre si e com a sociedade.
A reunião aconteceu nesta quarta-feira (13), na sede do Fidesc, na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), e contou com a presença de representantes do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), IseCensa e FMC.
De acordo com o gerente do Cidac, Ranulfo Vidigal, a parceria das universidades com a prefeitura vai ser fundamental para a articulação de uma economia diversificada no município.
— Hoje Campos é dependente dos royalties do petróleo, o qual estamos na iminência de perder. Além de lutarmos pelos nossos direitos constitucionais, é importante que o município de Campos também pense no “day after”, em como a nossa cidade vai sobreviver sem esse recurso. Acredito que a saída é investir no programa Campos Cidade Digital Criativa e, para isso, precisamos também do apoio das instituições de ensino — disse.
O diretor do IFF Campos-Centro, Jefferson Azevedo. “As universidades não podem apenas formar os profissionais, mas também, devem ajudar a pensar no desenvolvimento da região. Campos tem o privilégio de possuir um conjunto tão abrangente de universidades, devemos utilizar isso para realizar uma matriz econômica de diferentes vertentes”, falou.
Segundo Robson Colla, o próximo passo para a continuidade do projeto é a resposta das universidades, com as considerações individuais de cada uma, que serão analisadas pelo Cidac. Posteriormente, será a vez da aquisição do material para “puxar” a fibra ótica implantada pela prefeitura, para dentro das instituições.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18