Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha defende royalties no STF e busca parceria
A Prefeita Rosinha Garotinho cumpriu agenda intensa em Brasília nesta semana. Dentre outros assuntos importantes para Campos, a prefeita conquistou recursos para auxiliar nos elevados custos da implantação do Programa de Mobilidade Urbana, elaborado pela Prefeitura de Campos, para preparar a cidade para o futuro em médio prazo. O programa prevê a instalação de uma aerovia, com 11 estações para o veículo aeromóvel que circulará entre, pelo menos, 10 bairros, desde o Aeroporto, em Guarus, até ao bairro do Jóquei Clube.
O Programa de Mobilidade Urbana foi tratado pela Prefeita Rosinha no início deste mês de março (dia 07), durante o encontro realizado na sede do Ministério das Cidades, com a participação do secretário Executivo, Ricardo Caiado, e os secretários Edilson Peixoto (Obras e Urbanismo), Álvaro Oliveira (Emut), Sérgio Cunha (Comunicação Social), Marcelo Neves (Desenvolvimento Econômico e Petróleo) e o subprocurador Geral do Município, Matheus José.
Também na condição de presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gs da Bacia de Campos (Ompetro), a prefeita defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) os interesses dos moradores de Campos, dos municípios da região e dos demais municípios do estado do Rio de Janeiro. Rosinha foi recebida por três ministros do STF e apresentou documento detalhado sobre a situação sócioeconômica de cada município produtor de petróleo do Norte Fluminense, e o caos a que serão submetidos, caso prevaleça a Lei 12.734/12 aprovada no dia 7 de março, de forma irregular pelo Congresso Nacional e promulgada pela Presidente da República, Dilma Rousseff, no dia 14 e publicada no dia 15 deste mês de março.
No STF a prefeita e presidente da Ompetro foi recebida em audiência na terça-feira (19) pelos ministros do STF Gilmar Mendes. Na quarta-feira (20), Rosinha Garotinho se reuniu na parte da tarde com o também ministro do STF, José Antônio Dias Toffoli e apresentou dados do impacto da redistribuição dos royalties junto aos municípios fluminenses. Na noite desta mesma quarta-feira (20), Rosinha também se reuniu com o ministro do STF, Teori Zavascki.
Estados não produtores contemplados com royalties - Aos ministros, ela ponderou que parte significativa dos royalties do petróleo ficam com o governo federal e que a União, que se quiser, pode direcionar adequadamente os repasses com os estados não produtores, além de lembrar que estados não produtores das regiões Norte e Nordeste já são contemplados com uma fatia maior de royalties originados pela produção da Bacia de Campos, e que fica com o governo federal.
A Prefeita Rosinha Garotinho cumpriu agenda no STF acompanhada do presidente da OAB/Campos, Carlos Fernando Monteiro; do presidente do Forum de Campos, Paulo Assed; do Promotor de Justiça da Tutela Coletiva de Campos, Marcelo Lessa; e do deputado federal, Anthony Garotinho.
Ao final das reuniões, Rosinha Garotinho declarou que os encontros têm sido importantes para explicar os impactos que estados e municípios sofrerão caso a lei de redistribuição, promulgada a partir da derrubada do veto presidencial, seja validada.
- Estamos mostrando como os municípios fluminenses viveriam uma crise sem precedentes. Estamos apresentando gráficos com as perdas e também falando de programas, realizações que são feitas com royalties em várias áreas, como saúde, obras e educação - ressaltou Rosinha.
A Prefeita Rosinha destacou, ainda, que desde 2009 tem alertado que a redistribuição desrespeita a Constituição Federal, que “define os royalties como indenizações devidas a entes federados produtores que sofrem os impactos da atividade". Rosinha lembra que a redistribuição também fere o Pacto Federativo, conforme a Ministra Cármen Lúcia se posicionou. "Estamos esperançosos e confiantes de que o plenário do STF no julgamento do mérito irá seguir o entendimento da Ministra Cármen Lúcia, que protegeu a Constituição Brasileira e que preservou o equilíbrio federativo", observa a prefeita Rosinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18