Notícia no detalhe
Prevenção, promoção e assistência para combate à dengue
Atenção redobrada para a dengue na Semana Santa é a orientação do secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. O médico frisa que Campos já vive uma epidemia da doença e que o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município (2.7, com quase 90% dos focos eliminados tendo sido encontrados dentro das casas e nos quintais) demonstra que a população ainda não está alerta para o risco da dengue, especialmente com a circulação do sorotipo 4, ao qual todos estão expostos. Nesta quinta-feira (21), o combate ao mosquito transmissor mais uma vez ganhou as ruas, para alertar a população e informar as formas de eliminação dos criadouros da dengue.
O secretário de Governo, Suledil Bernardino, destacou que, dentro da campanha municipal de combate à dengue, diversas ações foram realizadas e outras estão planejadas, sendo mantido um calendário de eventos que consta de palestra, seminários a mutirões diários em vários bairros. As informações já foram repassadas a supervisores de bairros e encarregados de UBS no Instituto Federal Fluminense (IFF); professores no Trianon; empresários na CDL; vereadores na Câmara Municipal, a médicos, enfermeiros e estudantes na Faculdade de Medicina de Campos e a profissionais da Comunicação, em visita a redações de jornais, TVs e rádios.
Nesta quinta-feira, a mobilização começou às 8h no 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM). Às 10h e às 16h, o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Eufrázio Lisboa, ministrou palestras no polo Centro do IFF, para professores e alunos do instituto.
- Estamos tendo bons resultados, com vereadores realizando mutirões junto às suas comunidades; com empresários realizando, com seus empregados, vistorias em suas empresas e repassando informações sobre como eliminar focos do mosquito da dengue também nas residências. Estamos visitando escolas e, em mais de 90% delas, há cartazes afixados sobre a dengue, professores realizando trabalho de redação com os alunos e todos cuidando para retirar materiais inservíveis de suas unidades. Os veículos de Comunicação e entidades da sociedade civil organizada estão ajudando a mobilizar a sociedade, chamando a atenção para a necessidade de cada pessoa usar 10 minutos por semana contra a dengue. Essa mobilização é muito mais eficaz, porque garante a informação ao cidadão de forma que ele seja um multiplicador dessas informações e também um agente de combate à dengue em sua casa e no seu trabalho - falou o secretário de Governo.
O diretor geral do IFF Campos, Jeferson Azevedo, falou da importância de ações como essas para complementar o aprendizado de alunos que passam cerca deoito horas por dia na instituição de ensino. “É uma palestra para repassar a situação da dengue no município, o tempo de reprodução do mosquito e da transmissão da doença. É uma ação que complementa a formação além da sala de aula e a formação da cidadania e da responsabilidade do cidadão frente aos desafios da sociedade, como o enfrentamento dessa doença”, falou.
Já o diretor do CRD, Luiz José de Souza, informou que os bairros com números mais altos de casos são Centro (148), Morro do Coco (80), Penha (79), Turf (76) e Parque Aurora (75). Ele alerta que casos de dengue tipo 4 têm apresentado complicações de caráter neurológicos, como a Síndrome de Guillain-barré, a Polimiosite pós dengue, além de casos de hepatites, encefalites e miosites.
- Temos uma equipe de pesquisadores da Fiocruz acompanhando os casos em Campos e estamos trabalhando de forma integrada. Nesta terça (19), o CRD do Hospital Plantadores de Cana atendeu 527 pacientes, 228 sem encaminhamentos e mais de 70% sem indicação ou sintomas da dengue. No CRD do HGG, atendemos 243 pessoas. Muitos ainda deixam de buscar o atendimento primeiro na UBS 12 horas ou 24 horas ou na UPA, lotando a unidade. Até o momento, tivemos 241 internações e, felizmente, pessoas de zero a 14 anos continuam sendo pouco afetadas pelo sorotipo 4, com apenas 170 casos de pacientes nessa faixa etária - concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















