Notícia no detalhe
Prevenção, promoção e assistência para combate à dengue
Atenção redobrada para a dengue na Semana Santa é a orientação do secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. O médico frisa que Campos já vive uma epidemia da doença e que o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município (2.7, com quase 90% dos focos eliminados tendo sido encontrados dentro das casas e nos quintais) demonstra que a população ainda não está alerta para o risco da dengue, especialmente com a circulação do sorotipo 4, ao qual todos estão expostos. Nesta quinta-feira (21), o combate ao mosquito transmissor mais uma vez ganhou as ruas, para alertar a população e informar as formas de eliminação dos criadouros da dengue.
O secretário de Governo, Suledil Bernardino, destacou que, dentro da campanha municipal de combate à dengue, diversas ações foram realizadas e outras estão planejadas, sendo mantido um calendário de eventos que consta de palestra, seminários a mutirões diários em vários bairros. As informações já foram repassadas a supervisores de bairros e encarregados de UBS no Instituto Federal Fluminense (IFF); professores no Trianon; empresários na CDL; vereadores na Câmara Municipal, a médicos, enfermeiros e estudantes na Faculdade de Medicina de Campos e a profissionais da Comunicação, em visita a redações de jornais, TVs e rádios.
Nesta quinta-feira, a mobilização começou às 8h no 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM). Às 10h e às 16h, o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Eufrázio Lisboa, ministrou palestras no polo Centro do IFF, para professores e alunos do instituto.
- Estamos tendo bons resultados, com vereadores realizando mutirões junto às suas comunidades; com empresários realizando, com seus empregados, vistorias em suas empresas e repassando informações sobre como eliminar focos do mosquito da dengue também nas residências. Estamos visitando escolas e, em mais de 90% delas, há cartazes afixados sobre a dengue, professores realizando trabalho de redação com os alunos e todos cuidando para retirar materiais inservíveis de suas unidades. Os veículos de Comunicação e entidades da sociedade civil organizada estão ajudando a mobilizar a sociedade, chamando a atenção para a necessidade de cada pessoa usar 10 minutos por semana contra a dengue. Essa mobilização é muito mais eficaz, porque garante a informação ao cidadão de forma que ele seja um multiplicador dessas informações e também um agente de combate à dengue em sua casa e no seu trabalho - falou o secretário de Governo.
O diretor geral do IFF Campos, Jeferson Azevedo, falou da importância de ações como essas para complementar o aprendizado de alunos que passam cerca deoito horas por dia na instituição de ensino. “É uma palestra para repassar a situação da dengue no município, o tempo de reprodução do mosquito e da transmissão da doença. É uma ação que complementa a formação além da sala de aula e a formação da cidadania e da responsabilidade do cidadão frente aos desafios da sociedade, como o enfrentamento dessa doença”, falou.
Já o diretor do CRD, Luiz José de Souza, informou que os bairros com números mais altos de casos são Centro (148), Morro do Coco (80), Penha (79), Turf (76) e Parque Aurora (75). Ele alerta que casos de dengue tipo 4 têm apresentado complicações de caráter neurológicos, como a Síndrome de Guillain-barré, a Polimiosite pós dengue, além de casos de hepatites, encefalites e miosites.
- Temos uma equipe de pesquisadores da Fiocruz acompanhando os casos em Campos e estamos trabalhando de forma integrada. Nesta terça (19), o CRD do Hospital Plantadores de Cana atendeu 527 pacientes, 228 sem encaminhamentos e mais de 70% sem indicação ou sintomas da dengue. No CRD do HGG, atendemos 243 pessoas. Muitos ainda deixam de buscar o atendimento primeiro na UBS 12 horas ou 24 horas ou na UPA, lotando a unidade. Até o momento, tivemos 241 internações e, felizmente, pessoas de zero a 14 anos continuam sendo pouco afetadas pelo sorotipo 4, com apenas 170 casos de pacientes nessa faixa etária - concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18