Notícia no detalhe
I Fórum para Inclusão da Pessoa com Deficiência aconteceu hoje
O I Fórum Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no auditório do Ministério Público Estadual, promovido pela secretaria municipal da Família e Assistência Social, através do Programa Campos para Todos. No Fórum, espaço de discussão da sociedade civil organizada, foram levantados os avanços, demandas e deficiências neste campo de atendimento.
- A nossa proposta é estar fomentando essa discussão para que, a partir daí, a sociedade civil busque os seus conselheiros e representantes que farão parte do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Essa é uma forma da pessoa com deficiência lutar pelos seus direitos, sempre com o apoio da prefeitura. Nós promovemos políticas públicas efetivas e eficazes e, para isso, precisamos ouvir quem precisa dessas políticas. O Fórum é a iniciação disso tudo e o conselho é o espaço onde essas discussões irão acontecer - ressaltou a secretária Izaura Freire.
Após abertura solene, houve a execução do Hino Nacional, com as crianças da Apoe do coral Vendo Vozes, além de palestra com o tema “Direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves. E, ainda, apresentação cultural do Educandário São José Operário. Foi feita, também, a leitura e aprovação do regime interno do conselho e a eleição e composição do primeiro Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da gestão 2013/2015, finalizando com a divulgação do resultado final da eleição.
Representantes de diversos órgãos como o presidente da OAB, Carlos Fernando Monteiro; o presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves; a psicóloga especialista em atendimento a criança e ao adolescente, Bruna Poli, além da secretaria municipal de Família e Assistência, Izaura Freire, participaram da mesa principal.
- Já há alguns anos várias causas foram sendo defendidas para o conselho de deficiência. O município, através da Prefeita Rosinha Garotinho solicitou o levantamento de criação e instalação do conselho. Uma parceria foi feita também com o Ministério Público, que já estava atuando com várias audiências para que o edital fosse publicado. As entidades e usuários fizeram a inscrição e foram habilitados pelo processo – explicou a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernanda Agrain.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18