Notícia no detalhe
Procon reivindica telefonia celular em localidades distantes
Com a participação de técnicos da Anatel, de representantes das quatro maiores operadoras de telefonia (Vivo, Tim, Oi e Claro), além de especialistas em direito e de entidades de defesa do consumidor, foi realizado nesta quarta-feira (27), no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio, o seminário “A telefonia que nós queremos”. A secretária de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), Rosangela Tavares, também participou do evento, que discutiu boas práticas na área de telefonia.
De acordo com a secretária, o encontro serviu para motivar os participantes no debate de um tema que alcança milhões de consumidores em todo o país. “Precisamos apresentar novas propostas e levar este serviço a áreas ainda não alcançadas. Não é compreensível que existam ainda, regiões sem o serviço de telefonia celular. Vários profissionais deixam de realizar seus negócios por falta de cobertura das operadoras, que preferem só atuar em grandes áreas urbanas”, destacou Tavares.
O seminário buscou o entendimento na prestação deste serviço tão importante para o mundo moderno. Foram realizadas quatro mesas de discussões sobre a atual realidade do relacionamento entre operadoras e consumidores e como Justiça e entidades podem colaborar para aprimorar esta relação.
O evento foi mediado pelo Professor Ricardo Morishita, ex-diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e uma das maiores autoridades em defesa do consumidor do país.
No evento, o representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, declarou que a agência reguladora criará uma Superintendência de Relação com os Consumidores, para que as queixas recebidas contra as prestadoras de serviço do setor tenham mais força na criação de regulamentos.
- Com certeza é uma ferramenta importante no mercado e vai poder dar vazão a uma demanda estimada de cerca de 2 milhões de queixas por ano. A maioria delas, segundo Moraes, diz respeito à cobrança e ao atendimento – destaca Euler.
Já no Procon-Campos, as maiores queixas são as cobranças indevidas, a falta de cobertura em algumas localidades e serviços não autorizados e cobrados.
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