Notícia no detalhe
Em 24horas, nível do Rio Ururaí volta a subir e Paraíba desce
O nível do Rio Ururaí voltou a subir de acordo com medição feita na manhã deste domingo (31). De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, hoje, o rio estava medindo 3,44 metros, tendo subido quatro centímetros em relação ao mesmo período de sábado (30). Quanto ao Rio Paraíba do Sul, o nível baixou e a medição registrou 7,60 metros. Na manhã de manhã, o registro feito foi de 8,40 metros. As cinco famílias de Ururaí que tiveram as casas invadidas pela água continuam abrigadas na Escola Pequeno Frederico. Nesta segunda-feira (1º), uma equipe do Departamento de Gestão da Secretaria de Educação visitará a unidade para avaliar a situação e tomar providências para não prejudicar o calendário escolar dos alunos da unidade. Nesta segunda-feira, não haverá aulas.
Devido à falta de limpeza do Canal de Tócos, as águas não conseguiram prosseguir seu curso natural até chegar à Lagoa Feia e ocorreu transbordamento neste sábado (30) em diversos pontos, com a invasão de pastagens de áreas de cultivo da cultura branca, na localidade do Carvão e proximidades de Caxias de Tócos. Em uma das propriedades, todo o gado teve que ser levado para uma fazenda vizinha, para evitar o risco de afogamento. O secretário de Defesa Civil informou que o problema ocorre porque o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) não realizou as obras de dragagem necessárias para o período das águas, tendo em vista que o leito do canal está assoreado há cerca de três anos e com muito mato, o que impede a passagem das águas que o Canal de Tócos recebe do Canal Campos-Macaé e também das águas das intensas chuvas que caem nas regiões de topografia mais baixas e que são drenadas para o Canal de Tócos, que aduz todas as águas em excesso para a Lagoa Feia.
- O que falta no Canal de Tócos é a dragagem e, para solucionar o problema, vamos nos reunir com o secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, na segunda-feira para tentarmos entendimento com o Inea e, no caso do órgão estadual autorizar, certamente, que a prefeita Rosinha Garotinho vai autorizar realizar obra de emergência, no sentido de desobstruir os pontos mais assoreados do Canal, de forma que a água tenha passagem”, informou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
A remoção dos animais tem provocado transtornos e prejuízos para os pecuaristas, tendo em vista que, por causa da distância, a ordenha fica suspensa e, conseqüentemente, também fica paralisada a produção de queijo. A criação de outros animais como aves (galinhas, patos), suínos (porcos) e caprinos (cabras e ovelhas) também fica prejudicada porque o acesso até o local de venda fica comprometido com o grande volume de água.
Canaviais com produção comprometida - Também estão com perdas os produtores rurais do setor canavieiro e de grãos. Várias áreas de cultivo de cana e de milho, aipim e batata-doce estão debaixo dágua. A solução é a limpeza do Canal, ou seja, a dragagem. Como a safra já está em andamento, as canas nos canaviais alagados vão perder sacarose.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação