Nesta sexta-feira (05) acontece no Auditório Alair Ferreira, da Faculdade de Direito de Campos (FDC), o I Seminário de Desenvolvimento Sustentável e a População Negra, abordando o tema “Direito e Cidadania”. Com realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial com o apoio da Fundação Cultural Jornalística Oswaldo Lima (FCJOL), Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e parceria da UNIFLU, o I Seminário tem como objetivo criar uma abordagem da educação como fator fundamental para o desenvolvimento humano.
- Há uma grande necessidade de implementação à Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão no currículo do Ensino Básico, da disciplina de História, com abordagem da Cultura Afro-Brasileira, que completou este ano, dez anos. Ainda em muitos municípios, a lei não foi implementada. A lei foi fruto de reivindicação do movimento negro e é uma ação valorativa, trazendo e resgatando a participação do negro na nossa sociedade, ela eleva a auto estima do aluno negro em sala de aula. Nas escolas onde a lei esta sendo trabalhada já temos dados de evasão escolar, uma redução da evasão e assim, elevação da auto estima, onde o aluno possa se sentir valorizado e inserido no contesto educacional - informou a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Salvadora Ribeiro de Souza.
- O tema “sustentabilidade e diversidade” irá trazer uma discussão bastante interessante, que é da formação e a contribuição dos negros para nossa cultura, educação e desenvolvimento, um momento de diálogo e troca, com muito significado para continuarmos a inserir estas discussões no meio educacional. Isto também irá contribuir para formação do professor para aumentar cada dia mais os diálogos em sala de aula - declara a secretária de Educação, Joilza Rangel.
O presidente da FMZP ressalta ainda a importância da proposta. “É uma proposta séria que tem tudo para dar certo, uma questão importante para o país e para a cidade, uma temática relacionada ao negro tem tudo para ser positivo”, declara Jorge Luiz.
Distribuição de materiais educativos com a legislação, folders, bloco de anotações e caneta foram entregues aos participantes. Durante o decorrer do dia, diversas palestras farão parte do seminário como, Desenvolvimento do Ensino Básico de Qualidade de Campos, Capacitação de Trabalho, Desafios ao Desenvolvimento Econômico Regional, Impactos Socioeconômico do Desenvolvimento Econômico Regional e finalizando o dia, às 17h, com uma apresentação de Jongo e Capoeira.
O evento ocorre até o sábado (06), no próprio auditório da faculdade, com início às 9h e com palestras e uma dinâmica sobre Direitos e Cidadania enfocando o tema Importa Nascer de Novo, com o professor e coordenador do curso de extensão da UNIFLU – Campus I – FDC, Auner Pereira e com encerramento às 12h com, a apresentação da Peça “O cheiro da Feijoada”, com a atriz, Iléia Ferraz.
O I Seminário teve a participação de diversos alunos da FDC, da rede estadual de ensino, Escola Estadual Nilo Peçanha, representantes da UNIFLU, do diretório da UFF e ainda alunos do IFF. Compondo a mesa na primeira palestra a professora de História da África da UFF, Larissa Gabarra; a presidente do Conselho, Salvadora Ribeiro; Jorge Luiz, presidente da FMZP; secretária de Educação, Joilza Rangel; professora e escritora, Eliana Garcia; e o advogado e professor do curso de Direito de extensão da UNIFLU, Edvaldo Araújo.