Notícia no detalhe
Fundação Zumbi promove Curso de Formação de Jurados de Carnaval
Teve início na noite desta sexta-feira (5), o Curso de Formação de Jurados da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). Durante a aula inaugural o presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, apresentou os instrutores, entre eles, a porta-bandeira Maria Luiza Ferreira, que formou 90 das porta-bandeiras no Projeto Cultural do Sambódromo, campeãs nos últimos 10 anos, nas escolas de samba do Rio e Janeiro.
O curso prossegue neste sábado (6), no Palácio da Cultura. As aulas vão acontecer todos os sábados, às 9h30, até o dia 20, quando os carnavalescos e artistas de outros segmentos, alunos no curso, vão passar por um teste, com 10 questões. O presidente da Fundação Zumbi ressaltou a importância de ter um corpo de jurados profissional em Campos, onde o povo ama e vibra com o carnaval. O Campos Folia 2013, o carnaval fora de época de Campos vai acontecer nos próximos dias 26, 27 e 28, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
- Campos tem o segundo maior e bem estruturado Sambódromo do Brasil, e certamente o carnaval de bom nível deve permanecer. Conhecer as técnicas para fazer um bom carnaval sempre traz bons resultados para a cultura do povo e muita gratificação para quem ama e faz o carnaval - disse o coordenador do curso, Maurício de Assis, pesquisador do Centro de Cultura do Rio de Janeiro, que anunciou o conteúdo do curso.
Maurício é jurado de carnaval, formado em 1988 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Ele explicou aos participantes do curso o que é e o que não quesito de análise dos desfiles. Na aula prática, com bateria uniformizada, ele colocou a porta-bandeira e o mestre-sala Anderson Américo em apresentação, com técnicas certas e erradas, para ensinar aos alunos.
No discurso de abertura do curso, o presidente da FMZP falou de forma transparente sobre mudanças para minimizar a possibilidade de conflitos nos julgamentos dos desfiles.
- Carnaval e futebol movem multidões por muita paixão. Em todo carnaval, quem perde sempre alega que merecia ganhar e discorda que o vencedor merecia o primeiro lugar. Até aqui a Prefeitura de Campos sempre cuidou de contratar a comissão julgadora, mas a partir do Campos Folia 2013, a Prefeitura não mais contratará a comissão julgadora para analisar as agremiações carnavalescas, durante os desfiles oficiais do carnaval do município. Quem vai contratar serão as entidades carnavalescas - informou Jorge Luiz.
O presidente da FMZP enfatizou que a contratação de uma comissão julgadora tem custo elevado, com passagens, hospedagens, segurança e alimentação. Por isso, a Prefeitura entendeu que seria conveniente custear este curso, porque serão formados jurados entre os carnavalescos de Campos, que conhecem a realidade, a cultura e a história do município. Caberá às agremiações carnavalescas decidir quais serão os jurados que vão formar a comissão julgadora.
- Como gestores de políticas públicas para a cultura, entendemos que este curso também contribuirá para a profissionalização dos nossos carnavalescos, que vão aprender as técnicas e isso certamente contribuirá para que tenhamos um carnaval além de belo, mais técnico para os turistas e artistas que assistirem aos desfiles do carnaval de Campos – pontua o presidente da FMZP.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18