Notícia no detalhe
Fundação Zumbi promove Curso de Formação de Jurados de Carnaval
Teve início na noite desta sexta-feira (5), o Curso de Formação de Jurados da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). Durante a aula inaugural o presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, apresentou os instrutores, entre eles, a porta-bandeira Maria Luiza Ferreira, que formou 90 das porta-bandeiras no Projeto Cultural do Sambódromo, campeãs nos últimos 10 anos, nas escolas de samba do Rio e Janeiro.
O curso prossegue neste sábado (6), no Palácio da Cultura. As aulas vão acontecer todos os sábados, às 9h30, até o dia 20, quando os carnavalescos e artistas de outros segmentos, alunos no curso, vão passar por um teste, com 10 questões. O presidente da Fundação Zumbi ressaltou a importância de ter um corpo de jurados profissional em Campos, onde o povo ama e vibra com o carnaval. O Campos Folia 2013, o carnaval fora de época de Campos vai acontecer nos próximos dias 26, 27 e 28, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
- Campos tem o segundo maior e bem estruturado Sambódromo do Brasil, e certamente o carnaval de bom nível deve permanecer. Conhecer as técnicas para fazer um bom carnaval sempre traz bons resultados para a cultura do povo e muita gratificação para quem ama e faz o carnaval - disse o coordenador do curso, Maurício de Assis, pesquisador do Centro de Cultura do Rio de Janeiro, que anunciou o conteúdo do curso.
Maurício é jurado de carnaval, formado em 1988 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Ele explicou aos participantes do curso o que é e o que não quesito de análise dos desfiles. Na aula prática, com bateria uniformizada, ele colocou a porta-bandeira e o mestre-sala Anderson Américo em apresentação, com técnicas certas e erradas, para ensinar aos alunos.
No discurso de abertura do curso, o presidente da FMZP falou de forma transparente sobre mudanças para minimizar a possibilidade de conflitos nos julgamentos dos desfiles.
- Carnaval e futebol movem multidões por muita paixão. Em todo carnaval, quem perde sempre alega que merecia ganhar e discorda que o vencedor merecia o primeiro lugar. Até aqui a Prefeitura de Campos sempre cuidou de contratar a comissão julgadora, mas a partir do Campos Folia 2013, a Prefeitura não mais contratará a comissão julgadora para analisar as agremiações carnavalescas, durante os desfiles oficiais do carnaval do município. Quem vai contratar serão as entidades carnavalescas - informou Jorge Luiz.
O presidente da FMZP enfatizou que a contratação de uma comissão julgadora tem custo elevado, com passagens, hospedagens, segurança e alimentação. Por isso, a Prefeitura entendeu que seria conveniente custear este curso, porque serão formados jurados entre os carnavalescos de Campos, que conhecem a realidade, a cultura e a história do município. Caberá às agremiações carnavalescas decidir quais serão os jurados que vão formar a comissão julgadora.
- Como gestores de políticas públicas para a cultura, entendemos que este curso também contribuirá para a profissionalização dos nossos carnavalescos, que vão aprender as técnicas e isso certamente contribuirá para que tenhamos um carnaval além de belo, mais técnico para os turistas e artistas que assistirem aos desfiles do carnaval de Campos – pontua o presidente da FMZP.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/12/2024 18:42:05 Farol: Prefeitura e Sesc-RJ divulgam shows de janeiro do “Verão 2025”
- 26/12/2024 17:41:47 Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 400 casas em Donana
- 26/12/2024 17:10:54 Secretarias em alerta para a possibilidade de mais chuva nos últimos dias do ano
- 26/12/2024 16:42:24 Verão 2025: Limpeza Pública presente em Farol e Lagoa de Cima
- 26/12/2024 16:23:53 Atleta do sub-14 do Flamengo visita escola municipal do Parque Santa Rosa
Farol: Prefeitura e Sesc-RJ divulgam shows de janeiro do “Verão 2025”
2612 17h10Secretarias em alerta para a possibilidade de mais chuva nos últimos dias do ano
2612 17h41Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 400 casas em Donana
2612 16h42Verão 2025: Limpeza Pública presente em Farol e Lagoa de Cima
2612 16h23Atleta do sub-14 do Flamengo visita escola municipal do Parque Santa Rosa
Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
2Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
3Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
4Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
5Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira
6Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores