Notícia no detalhe
Blitz da Saúde elimina focos de Aedes Aegypti em borracharia
No último dia de campanha maciça de prevenção à dengue em borracharias e ferros-velhos do município, mais 9 focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados e eliminados na região de Ururaí e Baixada Campista até Farol de São Tomé, totalizando 95 durante os quatro dias de trabalho. A ação é realizada em conjunto por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), supervisores de bairros da Secretaria de Governo, Postura Municipal e Serviços Públicos com apoio da Guarda Civil Municipal. Nesta quinta-feira (11), uma nova etapa do trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue será iniciada, desta vez em oficinas mecânicas e de lanternagem e pintura. A previsão de conclusão dos trabalhos é na sexta-feira (12).
O ponto mais crítico visitado pela equipe foi uma empresa de reciclagem na área do Carvão, onde há milhares de pneus de caminhão e trator, centenas deles ao ar livre. “Parte dos pneus que estão no galpão, os agentes colocaram na visita anterior, e o cenário é o mesmo. São muitos pneus e o trabalho não é realizado em sua totalidade. Esta empresa está com as atividades paralisadas (não tem licença ambiental). Há uma nuvem de mosquito, que é possível ver que é o Aedes Aegypti, mas não há como identificar focos, pois as condições dificultam o trabalho”,disse o superintendente da Secretaria de Governo, Alcimar Ferreira.
O secretário de Governo e gestor do Comitê de Combate à Dengue, Suledil Bernardino, falou sobre novas medidas em relação a esta empresa. “Vamos acertar com o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, para o mais breve possível, uma nova ação ser realizada no local com mais agentes e, se necessário, vamos recorrer ao Ministério Público para as medidas cabíveis”, disse.
Em um ferro-velho na Tapera, nesta quarta-feira (10), foi encontrado um foco em um veículo modelo Bugre. Responsável pelo estabelecimento, Aldemir Alves da Silva, disse considerar importante este tipo de trabalho e que, semanalmente, faz uma “varredura” no local. “A gente sempre olha e também fura as bases para evitar que a água fique empoçada. Esse veículo chegou aqui há menos de cinco dias. A gente ainda ia fazer o trabalho esta semana”, justifica.
Numa borracharia no mesmo bairro, centenas de pneus de carro, moto e caminhão ao ar livre no terreno do estabelecimento e ainda na calçada. A proprietária recebeu duas notificações: uma para comparecer em 24 horas à Secretaria de Finanças para regularizar a documentação do estabelecimento e outra, imediata, para a remoção do material.
Locais também receberam revisão - Nesta quarta-feira (10), também, foram vistoriadas centenas de carros na área de um depósito de veículos, em frente à Polícia Rodoviária Federal. “Na realidade, estamos aqui nesta área fazendo uma revisão. Encontramos resíduos de inseticida em alguns carros. A gente usa o Cipermetrina e o Diflubenzuron. O primeiro tem eficácia de 15 dias e o segundo de 60 dias. Caso uma larva seja depositada na água com estes inseticidas, algumas não desenvolvem e as que chegam à fase adulta não reproduzem”, explica o agente Claudio Barcelos. No local, nenhum foco foi encontrado.
Para Alcimar Ferreira, o trabalho foi produtivo. “Durante esses quatro dias visitamos 179 estabelecimentos, entre ferros-velhos e borracharias. Encontramos alguns locais críticos, alguns com até 10 focos, mas conseguimos realizar o trabalho de campo, com aplicação do inseticida, e orientar as pessoas quanto aos cuidados”, finaliza Alcimar.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















