Notícia no detalhe
Blitz da Saúde elimina focos de Aedes Aegypti em borracharia
No último dia de campanha maciça de prevenção à dengue em borracharias e ferros-velhos do município, mais 9 focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados e eliminados na região de Ururaí e Baixada Campista até Farol de São Tomé, totalizando 95 durante os quatro dias de trabalho. A ação é realizada em conjunto por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), supervisores de bairros da Secretaria de Governo, Postura Municipal e Serviços Públicos com apoio da Guarda Civil Municipal. Nesta quinta-feira (11), uma nova etapa do trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue será iniciada, desta vez em oficinas mecânicas e de lanternagem e pintura. A previsão de conclusão dos trabalhos é na sexta-feira (12).
O ponto mais crítico visitado pela equipe foi uma empresa de reciclagem na área do Carvão, onde há milhares de pneus de caminhão e trator, centenas deles ao ar livre. “Parte dos pneus que estão no galpão, os agentes colocaram na visita anterior, e o cenário é o mesmo. São muitos pneus e o trabalho não é realizado em sua totalidade. Esta empresa está com as atividades paralisadas (não tem licença ambiental). Há uma nuvem de mosquito, que é possível ver que é o Aedes Aegypti, mas não há como identificar focos, pois as condições dificultam o trabalho”,disse o superintendente da Secretaria de Governo, Alcimar Ferreira.
O secretário de Governo e gestor do Comitê de Combate à Dengue, Suledil Bernardino, falou sobre novas medidas em relação a esta empresa. “Vamos acertar com o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, para o mais breve possível, uma nova ação ser realizada no local com mais agentes e, se necessário, vamos recorrer ao Ministério Público para as medidas cabíveis”, disse.
Em um ferro-velho na Tapera, nesta quarta-feira (10), foi encontrado um foco em um veículo modelo Bugre. Responsável pelo estabelecimento, Aldemir Alves da Silva, disse considerar importante este tipo de trabalho e que, semanalmente, faz uma “varredura” no local. “A gente sempre olha e também fura as bases para evitar que a água fique empoçada. Esse veículo chegou aqui há menos de cinco dias. A gente ainda ia fazer o trabalho esta semana”, justifica.
Numa borracharia no mesmo bairro, centenas de pneus de carro, moto e caminhão ao ar livre no terreno do estabelecimento e ainda na calçada. A proprietária recebeu duas notificações: uma para comparecer em 24 horas à Secretaria de Finanças para regularizar a documentação do estabelecimento e outra, imediata, para a remoção do material.
Locais também receberam revisão - Nesta quarta-feira (10), também, foram vistoriadas centenas de carros na área de um depósito de veículos, em frente à Polícia Rodoviária Federal. “Na realidade, estamos aqui nesta área fazendo uma revisão. Encontramos resíduos de inseticida em alguns carros. A gente usa o Cipermetrina e o Diflubenzuron. O primeiro tem eficácia de 15 dias e o segundo de 60 dias. Caso uma larva seja depositada na água com estes inseticidas, algumas não desenvolvem e as que chegam à fase adulta não reproduzem”, explica o agente Claudio Barcelos. No local, nenhum foco foi encontrado.
Para Alcimar Ferreira, o trabalho foi produtivo. “Durante esses quatro dias visitamos 179 estabelecimentos, entre ferros-velhos e borracharias. Encontramos alguns locais críticos, alguns com até 10 focos, mas conseguimos realizar o trabalho de campo, com aplicação do inseticida, e orientar as pessoas quanto aos cuidados”, finaliza Alcimar.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18