Notícia no detalhe
Blitz da Saúde elimina focos de Aedes Aegypti em borracharia
No último dia de campanha maciça de prevenção à dengue em borracharias e ferros-velhos do município, mais 9 focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados e eliminados na região de Ururaí e Baixada Campista até Farol de São Tomé, totalizando 95 durante os quatro dias de trabalho. A ação é realizada em conjunto por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), supervisores de bairros da Secretaria de Governo, Postura Municipal e Serviços Públicos com apoio da Guarda Civil Municipal. Nesta quinta-feira (11), uma nova etapa do trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue será iniciada, desta vez em oficinas mecânicas e de lanternagem e pintura. A previsão de conclusão dos trabalhos é na sexta-feira (12).
O ponto mais crítico visitado pela equipe foi uma empresa de reciclagem na área do Carvão, onde há milhares de pneus de caminhão e trator, centenas deles ao ar livre. “Parte dos pneus que estão no galpão, os agentes colocaram na visita anterior, e o cenário é o mesmo. São muitos pneus e o trabalho não é realizado em sua totalidade. Esta empresa está com as atividades paralisadas (não tem licença ambiental). Há uma nuvem de mosquito, que é possível ver que é o Aedes Aegypti, mas não há como identificar focos, pois as condições dificultam o trabalho”,disse o superintendente da Secretaria de Governo, Alcimar Ferreira.
O secretário de Governo e gestor do Comitê de Combate à Dengue, Suledil Bernardino, falou sobre novas medidas em relação a esta empresa. “Vamos acertar com o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, para o mais breve possível, uma nova ação ser realizada no local com mais agentes e, se necessário, vamos recorrer ao Ministério Público para as medidas cabíveis”, disse.
Em um ferro-velho na Tapera, nesta quarta-feira (10), foi encontrado um foco em um veículo modelo Bugre. Responsável pelo estabelecimento, Aldemir Alves da Silva, disse considerar importante este tipo de trabalho e que, semanalmente, faz uma “varredura” no local. “A gente sempre olha e também fura as bases para evitar que a água fique empoçada. Esse veículo chegou aqui há menos de cinco dias. A gente ainda ia fazer o trabalho esta semana”, justifica.
Numa borracharia no mesmo bairro, centenas de pneus de carro, moto e caminhão ao ar livre no terreno do estabelecimento e ainda na calçada. A proprietária recebeu duas notificações: uma para comparecer em 24 horas à Secretaria de Finanças para regularizar a documentação do estabelecimento e outra, imediata, para a remoção do material.
Locais também receberam revisão - Nesta quarta-feira (10), também, foram vistoriadas centenas de carros na área de um depósito de veículos, em frente à Polícia Rodoviária Federal. “Na realidade, estamos aqui nesta área fazendo uma revisão. Encontramos resíduos de inseticida em alguns carros. A gente usa o Cipermetrina e o Diflubenzuron. O primeiro tem eficácia de 15 dias e o segundo de 60 dias. Caso uma larva seja depositada na água com estes inseticidas, algumas não desenvolvem e as que chegam à fase adulta não reproduzem”, explica o agente Claudio Barcelos. No local, nenhum foco foi encontrado.
Para Alcimar Ferreira, o trabalho foi produtivo. “Durante esses quatro dias visitamos 179 estabelecimentos, entre ferros-velhos e borracharias. Encontramos alguns locais críticos, alguns com até 10 focos, mas conseguimos realizar o trabalho de campo, com aplicação do inseticida, e orientar as pessoas quanto aos cuidados”, finaliza Alcimar.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/06/2026 18:37:27 Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
- 09/06/2026 17:58:09 Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
- 09/06/2026 17:23:39 Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
- 09/06/2026 17:00:30 Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
- 09/06/2026 16:45:45 Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
0906 17h58Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
0906 17h23Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
0906 17h00Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
0906 16h45Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















