Notícia no detalhe
Guarda Ambiental de Campos forma 17 guardas de São Francisco
Nesta quinta-feira (11), acontece a formatura dos guardas ambientais do município de São Francisco do Itabapoana, na Câmara de Vereadores da própria cidade, às 9h30. O primeiro curso ministrado pela Guarda Ambiental de Campos, que já é referência no Estado do Rio de Janeiro, estará formando 17 guardas para atuar no seu município, combatendo crimes ambientais, preservando áreas, resgatando e soltando animais silvestres.
A equipe da Guarda Ambiental, da Guarda Civil Municipal de Campos, ministrou o curso no mês de março, com carga horária de 120 horas. O curso aconteceu no município de Campos, no Horto Municipal da cidade.
Os futuros guardas ambientais aprenderam diversas atividades, como direito ambiental, meio ambiente e ecologia, poluição e degradação ambiental, telecomunicações, tiveram palestra sobre fiscalização mineral, com a presença de dois fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; atividades de ordem unida e resgate e captura de animais peçonhentos, com a presença da equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas) e aulas de legislação.
- O nosso município virou referência para outros municípios na área de fiscalização ambiental, um polo de ensino de formação acadêmica ambiental. Esperamos que este seja o primeiro de muito outros cursos que possamos estar ministrando na cidade”, informou o comandante da Guarda Municipal, Márcio Barbosa.
Estarão presentes no evento, além da equipe da Guarda Ambiental de Campos, órgãos de outros segmentos, da área de segurança pública, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas), Uenf, representantes do 8º Batalhão de Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Unidade de Política ambiental (Upam).
- Acreditamos que com a implantação do GAM no município, quem ganha é a população. Além do trabalho de fiscalização e prevenção, faremos também o trabalho de educação ambiental. Os 17 agentes estão aptos a trabalhar em todas as questões ambientais, como fiscalização da derrubada de árvores, extração irregular de areia, entre outros - disse o secretário de Meio Ambiente de São Francisco, Cláudio Heringer, que ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Campos para a realização do curso.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação