Notícia no detalhe
Oficina de Foguetes: alunos aprendem Física brincando
Aprender física deixou de ser uma tarefa complicada e se tornou uma aventura, de acordo com Edson dos Santos Gomes, 13 anos. Ele e outros alunos da rede pública municipal de Campos se reuniram na tarde desta sexta-feira (19) no 56º Batalhão de Infantaria (BI), para participar da Oficina e Competição de Foguetes, uma das programações do 6º Encontro Internacional de Astronomia.
Garrafa pet, fita adesiva, tesoura, papelão, água e areia. Esses foram os materiais utilizados na confecção do material. A coordenadora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Carla Salles, estava empolgada. Segundo ela, alunos do 7º, 8º e 9º anos, da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, em Tócos, e do 5º ano e das turmas de Programa de Aprendizagem (PA), da Escola Municipal José Giró Faísca, em Travessão, foram os participantes deste ano. “O objetivo do evento é aplicar o que é ensinado na sala de aula para despertar o interesse dos alunos”, explicou. A iniciativa funcionou, como contou o estudante do 9º ano, Jefferson Ferreira de Souza, 15 anos. “Estamos aprendendo e brincando ao mesmo tempo”.
O professor de Ciências e Física, Paulo Roberto Crespo Rangel, explicou como funciona o lançamento do foguete artesanal. Ele disse que um lançador de pressão é utilizado para colocar o foguete no ar e a escola que lançasse em maior distância, ganharia o troféu. “Na verdade, todos que participaram foram vencedores, afinal, a diversão e a aprendizagem são os verdadeiros prêmios”, disse.
O 6º Encontro Internacional de Astronomia começou na última quinta-feira (18) e termina no sábado (21), no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Guarus. Palestras, workshops, mini-cursos e outras oficinas foram ministradas durante o evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/06/2026 18:37:27 Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
- 09/06/2026 17:58:09 Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
- 09/06/2026 17:23:39 Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
- 09/06/2026 17:00:30 Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
- 09/06/2026 16:45:45 Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
0906 17h58Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
0906 17h23Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
0906 17h00Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
0906 16h45Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















