Notícia no detalhe
Secretário anuncia queda nos casos de dengue
Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (8), o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, anunciou o fechamento do pólo do Centro de Referência da Dengue (CRD) do Hospital Geral de Guarus (HGG), em função da queda do número de casos da doença em Campos e, também, do atendimento no centro de hidratação. O diretor do CRD, Luiz José de Souza, apresentou um gráfico que aponta o viés de baixa da incidência da doença no município, com 731 casos confirmados em janeiro; 737 em fevereiro; 1.448 em março; 1.276 em abril e, até esta terça-feira (7), apenas 88 casos. Somente na primeira semana de abril, 263 pessoas tiveram dengue.
Para o secretário de Saúde, assim como para o diretor do CRD e o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, César Sales, dois fatores foram importantes para a redução dos casos de dengue: “Primeiro todo o trabalho de prevenção, em forma de verdadeiros arrastões, que foram esses mutirões do CCZ com outras secretarias, como Governo e Posturas, para acabar com os focos da dengue. Com a eliminação dos focos, reduziu a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, o número de pessoas doentes. E, segundo, por causa da mudança, a queda da temperatura. Geralmente, a epidemia de dengue começa mesmo em março mas, este ano, ela começou já em janeiro”, disse Luiz José.
César Salles complementou: “As chuvas previstas para o mês de março, caíram nos dois primeiros meses do ano e o que favorece a proliferação do aedes aegypti é a umidade. Com isso, a epidemia foi antecipada. Mas o secretário de Saúde já apontou que não devemos reduzir nossas ações e nem deixar de chamar a atenção da população para fazer a sua parte, vistoriando casas e quintais e eliminando criadouros do mosquito”, afirmou.
O diretor do CRD também apresentou o balanço semanal da dengue que, a partir desta quarta-feira (9), será feito mensalmente. “Até ontem foram notificados 8.050 casos, 4.280 deles confirmados e, destes, 4.190 de dengue clássica e 90 de dengue hemorrágica ou com complicações. Até o momento notificamos 3.670 casos clínicos epidemiológicos (suspeitos). Tivemos 551 internações, que também vem caindo”, concluiu o médico.
Veja abaixo a relação de pessoas que tiveram dengue por faixa etária:
- de zero a 8 anos: 108
- de nove a 14 anos: 300
- de 15 a 20 anos: 402
- de 21 a 30 anos: 817
- de 31 a 40 anos: 830
- de 41 a 50 anos: 756
- de 51 a 60 anos: 694
- de 61 a 70 anos: 289
- de 71 a 80 anos: 121
- de 81 a 90 anos: 17
- mais de 91 anos: 01
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















